Conheça os filmes que todo designer deve assistir!

filmes que todo designer deve assistir

Poucas fontes de inspiração e de estudo são tão interessantes para os designers quanto o cinema. É por isso que sempre nos deparamos com listas de diversos filmes que todo designer deve assistir para ampliar o repertório de informações.

Pensando nisso, selecionamos algumas produções que podem fazer muita diferença no banco de ideias dos profissionais da área. São histórias que ensinam, dão dicas e emocionam enquanto inspiram.

Então, que tal anotar nossas dicas e reservar aquele tempinho sagrado em frente à tela de TV para conferir essas obras? Algumas são de arte, acredite! Confira agora uma seleção de filmes que todo designer deve assistir.

5 filmes que todo designer deve assistir

A Invenção de Hugo Cabret

filmes que todo designer deve assistir

Nesse filme — ambientado na década de 30 — você verá uma tocante referência ao cineasta Georges Méliès, que dirigiu Viagem à Lua em 1902. A história de Hugo Cabret narra a vida do menino que se escondia na estação de trem Gare du Nord, em Paris, após a morte do pai. Como herança, o garoto ganha um misterioso robô.

Seu cotidiano inclui fugas espetaculares do inspetor da estação de trem, e, numa dessas, conheceu uma garota que se tornou sua amiga. A menina, curiosamente, tem uma chave com formato de coração, que se encaixa perfeitamente no autômato.

A partir daí a história se desenrola misturando muitos elementos mágicos e emocionantes, com forte influência steampunk. Mostra também, o início das aventuras dos primeiros cineastas, dando um caráter poético à película.

Walt Antes do Mickey

filmes que todo designer deve assistir

Quem poderia imaginar o fabuloso Walt Disney se servindo de um sanduíche em uma lata de lixo? Pois bem, além de uma determinação sem precedentes, nesse filme você verá um Walt Disney que passou por poucas e boas até o lançamento do Mickey Mouse.

É um filme com referências históricas interessantes no ramo cinematográfico. Certamente, muitos artistas se identificarão com o personagem que viveu dias terríveis, igual a todo sonhador. Porém, ele realizou o sonho — como todos sabem — e é por isso que vale muito a pena acompanhar a sua trajetória.

Indie Game – The Movie

filmes que todo designer deve assistir

Para os fãs de vídeogame e profissionais da área, esse documentário acompanha a rotina de criação de duas equipes de designers enquanto eles trabalham nos jogos Super Meat e Fez.

São duas produções que pertencem a alguns dos jogos indies, que fizeram maior sucesso financeiro e de crítica na última década. O filme mostra o esforço e o alto risco para balancear o orçamento baixo com os prazos apertados, de profissionais envolvidos em reuniões com executivos da Microsoft, antes de retornarem para horas exaustivas de trabalho.

Amélie Poulain

filmes que todo designer deve assistir

Esta produção ganhou muita fama pela sua fotografia e direção de arte impecável e original. Para profissionais que lidam com o universo da cor, é uma referência obrigatória.

Sua inspiração também fica por conta da história, que se passa em torno de um insight da protagonista. Amélie descobre que pequenas atitudes poderiam mudar a vida das pessoas para melhor, é claro! Com o passar dos dias, ela ganha coragem para repensar sua própria vida.

A Viagem de Chihiro

filmes que todo designer deve assistir

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim e do Oscar de melhor longa-metragem de animação em 2003, o filme de Hayao Miyazaki é uma das melhores animações já feitas, sem exagero algum.

O filme narra a história de uma garotinha que viaja com seus pais para conhecer a nova casa da família. No meio do caminho eles se perdem e, através de um misterioso túnel, embarcam em uma aventura cheia de metáforas sobre a perda dos medos e superação de limitações.

A sofisticação e sensibilidade dos filmes desse mestre japonês são indescritíveis. Ele faz de suas produções verdadeiras obras de arte. Complementadas pela técnica de pincel e tinta, ao invés do desenho digital. O mundo criado por ele nos remete às memórias da infância, ao imaginário dessa época e à simplicidade de tudo o que é belo. Assista, emocione-se e inspire-se!

Essa é uma pequena lista de filmes que todo designer deve assistir. Cada um, à sua maneira, contribui com algo diferente no universo da criação. O que não falta é inspiração!

E você, já teve alguma boa ideia depois de assistir alguma produção do cinema? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais e compartilhe esse conhecimento!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This