fazer uma revista

Confira um passo a passo de como fazer uma revista

A revista é um meio de comunicação que, apesar da idade e das inovações tecnológicas, continua interessante e atual. Ela costuma ser visualmente agradável e divertida de ler, além de ser uma ótima maneira de vender bens e serviços.
Fazer uma revista personalizada pode ser a chance de divulgar suas ideias. Basta criar um conteúdo relevante e organizar as informações de forma atraente para o seu público. Parece difícil?

Para desmistificar esse assunto, preparamos este post com um passo a passo para configurar uma revista. Confira!

1. Defina o tema da revista

O ponto de partida para fazer uma revista é definir o tema a ser abordado. É importante que você domine o assunto e saiba onde encontrar parceiros para contribuir com o projeto. Aproveite para escolher também o nome da sua publicação!

2. Crie o projeto gráfico

Depois de definir o tema e o título, é hora de criar a imagem da sua revista. No projeto gráfico, você irá detalhar a tipografia, as cores e o estilo de diagramação. Aqui é onde você irá definir, por exemplo, quantas colunas de texto as páginas terão.

3. Escreva os artigos

Desenvolva matérias de acordo com o tema escolhido. Procure parceiros para escrever colunas sobre assuntos variados, deixando o conteúdo mais rico. Para fazer uma revista, é importante contar com um jornalista que irá produzir e direcionar o estilo de redação.

4. Organize a sequência de matérias

Com o conteúdo aprovado, chega o momento de organizar as matérias. Isso deve ser feito para que a leitura corra de maneira natural e atraente entre os assuntos abordados. Faça ainda uma boa seleção de imagens: o apelo visual é essencial para o sucesso de uma revista.

5. Escolha a capa

A capa é a primeira (e principal!) fonte de atração de uma publicação. Ao fazer uma revista personalizada, escolha o artigo mais importante para ganhar destaque. Encontre ou produza uma imagem de alta qualidade e capriche na diagramação.

6. Procure uma gráfica especializada para fazer uma revista

Para fazer uma revista de qualidade, é preciso encontrar a gráfica ideal. Procure um fornecedor que tenha experiência no ramo e peça todas as orientações necessárias.

A gráfica poderá direcionar a melhor escolha de papel, formato de impressão e acabamentos. Isso tudo é definido pelas exigências do seu público-alvo e o orçamento disponível.

7. Faça um boneco 

Com as informações técnicas recebidas da gráfica, faça os últimos ajustes no projeto e imprima um protótipo, conhecido no meio como boneco.

Com ele, é possível conferir como a sequência de matérias se comporta visualmente. O boneco é ainda uma boa forma de apresentar seu projeto para possíveis parceiros na tarefa de fazer uma revista.

8. Busque financiamento

Com o boneco em mãos, fica mais fácil prospectar a venda de anúncios para a sua publicação. Nas primeiras edições, essa tarefa pode ser um pouco mais trabalhosa. Por isso, pense em propostas alternativas para iniciar as parcerias.

Neste ponto, já é possível ter uma noção mais precisa de quanto será necessário investir na impressão e divulgação. Use esses valores como base para solicitar o apoio de patrocinadores.

9. Finalize o arquivo para impressão

Com tudo pronto, chegou a hora tão esperada: finalizar o arquivo para impressão. Siga as orientações de sangria e margem de segurança da gráfica e confira atentamente a prova de cor recebida após o envio.

A revista personalizada é uma ótima ferramenta para desenvolver o seu negócio. Com ela, muitas oportunidades e novos contatos podem ser conquistados.

Ficou interessado em fazer uma revista? Entre em contato conosco e tenha mais informações importantes para colocar seu projeto na rua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This