Como criar um logotipo: confira 5 dicas essenciais

como criar um logotipo

O logotipo de uma empresa faz parte do conjunto de referências que compõem a identidade daquela marca. Atualmente, para que um novo negócio consiga ganhar destaque, é preciso investir num bom projeto de identidade visual, que inclui, entre outras coisas, a criação de um logotipo. Sabendo da complexidade que envolve o desenvolvimento de uma identidade visual para uma marca, trazemos aqui 5 dicas de como criar um logotipo. São passos fundamentais para que você consiga criar um logotipo completo, que represente a alma da empresa. Acompanhe!

Dicas essenciais de como criar um logotipo de sucesso

1. Verifique a concorrência

Antes de começar a pensar em soluções, é imprescindível realizar uma profunda pesquisa da concorrência. Observar os logos de empresas similares vai ajudar tanto para buscar referências quanto para visualizar o que já existe no mercado e não fazer nada repetido.

2. Conheça o seu negócio e seu público

Ter uma proposta de negócio bem definida é muito importante para que a marca consiga comunicar os valores de uma empresa. Pode-se definir palavras-chave para auxiliar nessa etapa com a ajuda de um brainstorming.

É preciso saber exatamente quais são os objetivos e, principalmente, a quem se deseja atingir — ou seja, quais pessoas serão o seu público-alvo. Conhecendo essas informações é mais fácil obter sucesso na criação do logotipo, uma vez que você fará o projeto direcionado a esse público.

3. Entenda a importância das cores

Entrando mais especificamente na criação, saber escolher as melhores cores é uma das etapas principais. Para isso, existem estudos de teoria das cores que já propõem algumas combinações que funcionam harmoniosamente.

O ideal é identificar quais são as sensações que o logotipo deseja transmitir ao público-alvo e, a partir disso, definir as melhores cores para alcançá-las. É comum analisar algumas variações lado a lado para escolher o melhor resultado.

4. Pesquise tendências

Pesquisar a concorrência é tarefa básica antes de começar a trabalhar na criação de um logotipo, mas conhecer o que vem sendo feito em termos de design também não pode faltar. Realizar pesquisas de tendências é primordial para que a sua marca tenha elementos de estilo adequados à sua época.

Dessa maneira, você evita desenvolver e lançar no mercado um logo que já esteja antiquado ou transmita uma ideia que será rapidamente considerada ultrapassada.

5. Conceito

Antes de começar a desenvolver os primeiros esboços para a criação da marca é preciso conceituar uma ideia. Ou seja, depois de realizadas todas as etapas de pesquisas e definições do negócio e  do público-alvo, é fundamental determinar o que o logo pretende transmitir, através de suas formas, para o observador.

Essa decisão dependerá exclusivamente de conhecer a fundo a essência do negócio, por isso a etapa de agregar conceito é uma das últimas. O que pode ser feito é, por exemplo, usar formas que remetam aos produtos que são vendidos pela marca — isso faz com que o consumidor associe a empresa e a mercadoria mais facilmente. 

E então, o que achou das dicas sobre como criar um logotipo? Vimos que o bom design de uma marca está atrelado a diversos fatores, então é preciso estar atento aos detalhes.

Agora que você já viu diversas dicas de como criar um logotipo de sucesso, que tal aproveitar para conhecer também os principais softwares de criação?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This