Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

comprimir um pdf

Você precisa lidar com uma série de documentos, imagens e apresentações no seu dia a dia, certo? Para ocupar menos espaço no HD, uma vez que o mais garantido é guardar suas entregas por um tempo e conseguir enviar os arquivos por e-mail para os clientes, a melhor solução é comprimir um PDF.

Como o próprio nome entrega, esse processo reduz o tamanho dos arquivos sem uma perda tão significativa na qualidade. Assim, ocupa bem menos memória em seu computador!

Hoje em dia, encontramos uma série de ferramentas gratuitas para isso. A seguir, listamos as principais para que você escolha a sua preferida, trazendo seus diferenciais, prós e contras. Então, continue a leitura!

6 ferramentas para comprimir um PDF

1. PDF Candy

comprimir pdf

PDF Candy é uma das opções mais fáceis de usar quando o assunto é comprimir um PDF. Para começar, nem precisa baixar nada! Por meio de um site, são oferecidas 24 webs apps com funções distintas, para tudo o que você precisa envolvendo esse formato.

Entre eles, há as opções clássicas de converter arquivos Word, PPTs, planilhas do Excel e imagens para o formato. Você pode, ainda, juntar dois arquivos PDF em um só, dividir um arquivo ou mesmo o converter de volta para o formato do Word.

Para quem precisa de mais segurança para lidar com dados confidenciais, o PDF Candy oferece a opção de proteger um documento com senha ou adicionar uma marca d’água.

Sua interface é bem intuitiva, e você pode simplesmente arrastar o arquivo para o browser e começar o upload. Também é possível acessar os documentos salvos na nuvem pelo Google Drive ou Dropbox. Depois da compressão, é só baixar diretamente em seu dispositivo ou enviar para a nuvem.

Em contrapartida, sem internet, nada feito. Se sua rede não é das mais estáveis (ou rápidas), talvez seja mais indicado buscar uma solução para que você possa baixar e utilizar no dia a dia. Mas pode ficar tranquilo que opção é o que não falta!

2. PDF Compressor

comprimir pdf

Assim como o anterior, o PDF Compressor é uma ferramenta online, o que requer uma boa conexão. No entanto, suas opções são limitadas à compressão de arquivos, sem apps para corte, proteção por senha ou similares. O funcionamento também é parecido: basta arrastar os arquivos para a área indicada na hora de fazer o upload.

Sua interface é bem sóbria e ainda mais intuitiva. Há, também, a possibilidade de trabalhar com 20 arquivos de uma só vez, o que permite o ganho de tempo para quem precisa lidar com um volume alto de documentos.

Outras vantagens apresentadas pelo PDF Compressor é que, por ser mais simples, a velocidade de compressão é bastante rápida, além de não alterar a resolução (DPI), o que é ótimo para impressões e zoom.

3. Neevia PDFCompress

comprimir pdf

Para quem prefere baixar um programa e utilizar quando quiser, com ou sem internet, há o Neevia PDFCompress. Ele tem uma versão gratuita, mas é necessário fazer um pequeno cadastro, deixando seu nome e e-mail no site dos desenvolvedores.

Outra vantagem apresentada por essa ferramenta diz respeito às opções oferecidas, como a compressão pré-definida e a oportunidade de comprimir a imagem com a qualidade correspondente. Você também pode remover marcadores e anotações.

Por outro lado, o tamanho dos uploads, na versão gratuita, está limitado a 5MB. Então depende muito do tipo de arquivo com o qual você pretende trabalhar.

4. Small PDF

comprimir pdf

Small PDF é mais próximo ao PDF Candy, trazendo uma série de serviços relacionados ao formato PDF (sendo a compressão um deles). Aqui dá, inclusive, para mudar a orientação de um arquivo, passando de paisagem para retrato, por exemplo.

Para utilizar, é só subir o arquivo original, independentemente do formato. Você também pode pegar seus arquivos do Dropbox e Google Drive para trabalhar. Ao final, o site passa um link para que você baixe o novo arquivo.

Apesar de gratuito, algumas opções são limitadas. Isso porque ele conta com uma versão Pro que funciona por assinatura mensal ou anual, permitindo tamanho ilimitado de arquivos e oferecendo segurança com 256-bit SSL.

A novidade do site é uma versão para desktop, que funciona tanto para MAC quanto para Windows. Mas a desvantagem é que, para quem usa a versão gratuita, são exibidos alguns anúncios.

5. I Love PDF

comprimir pdf

Essa é a opção mais clean de todas as que foram apresentadas por aqui. Na tela, não há muita coisa além de um banner de propaganda e o botão para selecionar seus arquivos PDF — não vai confundir os dois, hein?

I Love PDF é o menos intuitivo de todos, uma vez que não conta com nenhuma explicação muito elaborada do que você deve fazer. Mas, se você chegou até aqui, não vai encontrar muita dificuldade, não é mesmo? Basta carregar o documento e deixar o site fazer o resto.

Nele, você pode inserir números de página ou uma marca d’água, caso precise assinar seus documentos.

6. PDFzipper

comprimir pdf

Por fim, temos o PDFzipper. O site é uma ferramenta totalmente gratuita e não exibe propagandas, além de não pedir cadastro antes do uso. Parece bom, não é?

No entanto, ele não conta (ainda) com uma versão em português, então você precisa manjar, pelo menos um pouco, de inglês. Na hora de fazer a compressão, suba o arquivo ou inclua um link da internet com o que você precisa trabalhar.

Opcionalmente, você pode escolher se precisa dele para impressão ou para a web. No último caso, pode otimizar as imagens e, assim, reduzir o tamanho do arquivo ainda mais. Preste atenção apenas ao tamanho máximo permitido pelo site: 12MB.

Viu como não é preciso nenhum grande software pago para comprimir um PDF? Com tantas opções, fica a seu critério escolher aquela que melhor se adequa à sua demanda de trabalho (e gosto pessoal, por que não?).

Antes de sair apagando todos os arquivos, preste atenção! Abra o arquivo para verificar a qualidade da compressão e dê uma olhada no tamanho também, para ver se compensou ou se o arquivo poderia ser menor.

Conhece outra ferramenta? Já usou alguma dessas para comprimir um pdf? Deixe seu comentário para dividir sua experiência conosco!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This