6 dicas para dar canetas personalizadas de brinde para clientes

canetas personalizadas

O que a sua empresa tem feito para ganhar maior proximidade com os clientes? Já pensou em investir em brindes? Canetas personalizadas funcionam muito bem como forma de divulgação de marcas, já que são grandes as chances de que o cliente realmente as use.

Divulgar um negócio requer estratégias bem pensadas, com uma comunicação direcionada especialmente ao público, de forma que a sua marca seja veiculada naturalmente. Pensando nisso, reunimos 5 dicas de como produzir e entregar a caneta personalizada ideal para o seu cliente. Acompanhe o post!

1.Escolha o modelo mais adequado

Antes de optar pelo modelo da caneta, o ideal é saber para qual público ela será oferecida. Há diversos tipos no mercado, por isso, é preciso avaliar quais são os objetivos da sua divulgação e o contato que a marca fará com as pessoas.

Modelos básicos servem para divulgação em massa, para um público amplo, enquanto o modelo executivo pode fazer parte do material da equipe de vendas para oferecer durante o contato ou prospecção de clientes. O modelo premium pode compor kits personalizados, com inclusão de um pen drive, caderneta de anotação e outros itens complementares.

2. Combine bem as cores

Como toda peça de divulgação de marca, é muito importante ficar atento para a combinação das cores. Elas devem chamar a atenção sem causar estranheza ao seu público.

Aqui, a tática é usar as referências da identidade visual da empresa na caneta, escolhendo as tonalidades disponíveis que mais se aproximem do seu logotipo. Esse cuidado mexe com a memória das pessoas em relação à sua marca, produzindo uma lembrança toda vez que o objeto for usado.

3. Personalize com logo e nome da empresa

E por falar em identidade visual, é claro que o logotipo do seu negócio não pode faltar na personalização. Mas, como não existem regras para esse tipo de aplicação, tome cuidado para que o logotipo não fique ilegível. Por isso, dependendo das formas que o compõem, é mais seguro usar simplesmente o nome da marca, de maneira clara.

Aproveite para incluir o site e o telefone, sem poluir o layout. Afinal, confundir o cliente com excesso de informações pode produzir o efeito contrário ao desejado.

4. Calcule a quantidade suficiente

Mais uma vez, reflita sobre os objetivos que você pretende alcançar antes de decidir pela quantidade de itens a serem produzidos. Se a intenção é distribuir em massa, quanto mais, melhor. Assim, sempre haverá canetas para oferecer a quem fizer uma visita ao seu estabelecimento ou em outras ações pontuais.

Se o objetivo é organizar kits para presentear apenas clientes, providencie o número aproximado para esse fim, reservando alguns a mais, incluindo as canetas personalizadas. Dessa forma, será possível brindar outros clientes que surgirem ou manter em um estoque, caso precise.

5. Use uma fonte legível

Conforme já dissemos, é possível que o logotipo da empresa fique ilegível, por isso usar apenas o nome da empresa pode ser a melhor saída. No entanto, caso a sua opção seja essa, cuidado com a fonte escolhida para esse fim. Ela também deve ser legível e definida para que o nome da marca seja lembrado sempre.

6. Elabore estratégias de divulgação eficientes

Além da preocupação com os aspectos técnicos da produção das canetas personalizadas, será preciso planejar a sua estratégia de divulgação com esse tipo de material. Então, quais as medidas mais eficazes para isso?

Foque na distribuição

Sabemos que distribuir brindes personalizados é o tipo de ação que traz benefícios para os negócios, uma vez que gera empatia e aproxima as pessoas. É uma oportunidade de chegar diretamente no público-alvo e alcançar um grande número de pessoas.

A má notícia é que distribuir brindes a esmo sem planejar uma estratégia definida pode ser um tiro no pé e produzir o efeito oposto. Exemplificando de maneira simples, se a sua marca vende produtos para adolescentes entre 12 e 16 anos, não faz sentido distribuir os brindes em um evento para mulheres executivas entre 35 e 40 anos.

O resultado também não será positivo se a distribuição for feita aleatoriamente, para qualquer pessoa. O correto é conhecer o público, descobrir onde ele está e ir até lá levar o brinde.

Ofereça aos clientes e parceiros

Agradecer ao cliente pela confiança e preferência é uma atitude cordial. A mesma prática cabe em relação às outras empresas, pela parceria dedicada, e isso pode ser feito com uma caneta personalizada.

No entanto, esse tipo de ação também exige alguns cuidados, como: observar o perfil do público escolhido. Assim, você pode montar kits diferentes para clientes e parceiros, ou simplesmente um modelo de caneta distinto para cada um.

Além disso, atente para o período em que você oferecerá o presente. O ideal é optar pela época do aniversário da empresa ou alguma data comemorativa importante. Dessa forma, é improvável que a pessoa crie a expectativa de receber presentes em qualquer ocasião.

Participe de eventos

Em eventos é possível conhecer e prospectar clientes em razão do grande número de pessoas presentes. Se a sua marca for patrocinadora ou apoiadora, poderá oferecer produtos personalizados nos kits oferecidos aos participantes, incluindo as canetas personalizadas. É um jeito de dar visibilidade à sua marca durante e após o evento. Além de canetas personalizadas, é possível personalizar outros produtos, tornando o evento ainda mais sofisticado.

Crie um material de vendas completo

Você já parou para pensar no impacto que uma apresentação de vendas personalizada pode causar? Evidencie a identidade visual da sua marca, com o logotipo, contatos e informações essenciais. Esse tipo de ação transmite muito mais credibilidade que uma folha de sulfite impressa.

Quanto mais personalizado for o material, mais seriedade e confiança serão passados ao cliente. Todos os detalhes contam, inclusive a caneta.

Ofereça material de escritório personalizado

Que tal valorizar os colaboradores da organização com materiais para escritório personalizados? Além de demonstrar apreço, essa conduta funciona como uma estratégia que faz toda a diferença para a imagem da sua marca. Demonstra preocupação com os detalhes e com os padrões da empresa.

Funcionários que trabalham em ambientes com essas características costumam sentir-se mais motivados e dispostos a falar da satisfação de pertencerem à corporação. Essa também é uma excelente forma de divulgação, partindo de dentro, com investimento interno.

Cada detalhe importa na hora de divulgar a marca e se manter vivo na mente dos clientes. E, como foi mostrado neste post, as canetas personalizadas são uma maneira prática e eficaz de alcançar esse propósito.

E você, o que costuma fazer para chamar mais a atenção dos clientes para a sua marca? Já empregou alguma dessas dicas? Se estiver interessado em saber mais sobre brindes personalizados, acesse outros posts sobre esse assunto e não deixe de testar essas estratégias!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This