7 ferramentas do Google para facilitar o dia a dia da sua empresa

ferramentas do Google

Uma das melhores maneiras de otimizar o tempo de trabalho e aumentar a produtividade na sua empresa hoje em dia é utilizando soluções tecnológicas, como as ferramentas do Google, de forma a auxiliar na realização das atividades de rotina.

Imagine poder usar o Google e seus atributos para gerenciar a sua empresa? As ferramentas podem ser aproveitadas em quantos dispositivos você desejar, o que facilita ainda mais a gestão do seu negócio.

Você conhece quais são esses recursos? Sabe de tudo o que o Google pode fazer pelo seu negócio? Continue a leitura e conheça que ferramentas são essas, aproveitando para transformar o dia a dia da sua empresa com um mundo de boas possibilidades!

7 ferramentas do Google

1. Sites

A criação de sites não precisa ser mais uma função tão elaborada e feita somente por um programador ou web designer. Sites mais simples, como os utilizados em projetos, podem ser criados com o Google Apps, uma vez que um dos aplicativos que estão contidos no pacote é o chamado Sites.

Além dos websites de projetos, é possível criar uma rede de computadores privada para sua equipe (intranet) e um portal para que os clientes e fornecedores acessem o seu conteúdo. E você não precisa entender nada de programação ou de desenvolvimento. Se decidir aprimorar as criações, aí sim você pode contratar um programador, mas não é algo imprescindível para que você monte sites ótimos e funcionais.

2. Formulários do Google

Fazer pesquisas, coleta de dados e informações, enviar perguntas para clientes e fornecedores: tudo isso é fundamental para o crescimento de uma empresa nos dias de hoje. E quem trabalha com coleta de dados também foi beneficiado com os novos aplicativos do Google, a partir do uso dos seus formulários.

Sem complicações e de forma bastante intuitiva, com o Google Formulários, é possível criar diferentes questionários e pesquisas on-line. As perguntas e respostas podem ser dissertativas ou optativas e você pode decidir se o preenchimento de todos os campos é obrigatório ou não.

Quando as pesquisas forem preenchidas, você pode utilizar as planilhas do Google para fazer a análise dos dados e a mensuração dos resultados. Mais prático impossível, não é?

3. Apresentações

Foi-se o tempo em que fazer uma apresentação no computador só era possível utilizando o Power Point do Office. Imagine precisar pedir para outra pessoa criar suas apresentações toda vez que tivesse que contar com elas em uma reunião, por exemplo. Chega dessa complicação!

Com o app do Google, o Google apresentações, a criação de apresentações está muito mais facilitada. Isso porque mais de uma pessoa pode participar da produção dessas apresentações, sugerindo conteúdos, edições e outras contribuições. E tudo de maneira simultânea, se for preciso, em dispositivos diferentes.

Imagine que interessante será contar com a ajuda dos seus parceiros e dos fornecedores para a produção de uma apresentação completa e eficiente! Todo acesso ao seu projeto pode ser controlado por você: é possível escolher quem poderá visualizar o documento, quem pode editar, quem pode comentar, entre outras funções. Ou seja, o tipo de controle que todo gestor deseja!

4. Google Docs

Se você pretende criar documentos de texto diretamente do seu navegador, sem a necessidade de um software específico instalado em seu dispositivo, a sua ferramenta é o Google Docs.

O melhor é que os documentos criados ficam armazenados no aplicativo. Logo, você pode começar o trabalho no seu computador, acessar posteriormente pelo celular e terminar o que estava escrevendo ou fazer modificações por meio do seu tablet, de onde você estiver.

Outra facilidade do Google Docs é que ele permite o compartilhamento dos documentos criados com outras pessoas. Essas pessoas, por sua vez, também podem trabalhar de forma simultânea no texto que você criou. Mais prático impossível, não é?

Os documentos criados são todos compatíveis com os softwares do Office, o que facilita a vida de quem precisar baixar os arquivos no formato .doc, por exemplo.

5. Planilhas

A criação de planilhas bem definidas e eficientes não é mais uma função exclusiva de softwares complicados. Essa é mais uma das ferramentas do Google que veio para facilitar a criação de gráficos e planilhas.

Assim como no Docs, no Google Planilhas, as planilhas podem ser criadas diretamente do seu navegador e compartilhadas com outras pessoas — que, por sua vez, podem fazer alterações ou complementar a planilha com novas informações.

Tudo pode ser visualizado com praticidade, qualidade e segurança. E você ainda pode usar gráficos, tabelas, fórmulas e cálculos (como no famoso programa Excel).

6. Google Drive

Quem precisa levar arquivos de um local para outro pode finalmente deixar de lado o pen drive e os envios por e-mail (que muitas vezes limita o tamanho dos arquivos). O Google Drive é a ferramenta em “nuvem” do Google, que pode ser acessada em diferentes computadores e demais dispositivos quando você desejar.

Todos os arquivos podem ser armazenados na nuvem de maneira segura e com toda a acessibilidade de que precisa. Os arquivos também podem ser compartilhados com outras pessoas, sejam usuários do Drive ou não.

O espaço de armazenamento gratuito é de 15 GB, ou seja, uma quantidade suficiente para armazenar documentos, vídeos, imagens, áudios e o que mais você desejar. Esse espaço pode ser ampliado com o pagamento de taxas mensais ou anuais, caso necessário.

7. Hangouts

Reuniões presenciais são importantes, mas nem sempre necessárias. Na correria do dia a dia, pode ser difícil que todos se desloquem para uma localidade específica, especialmente se for para discutir questões que poderiam ser facilmente resolvidas com o auxílio de uma ferramenta de videoconferência, não acha?

Bom, essa ferramenta já existe! Trata-se do Google Hangouts. Uma plataforma de mensagens instantâneas e de videoconferência (ou chat de vídeo) lançada em 2013 pelo Google. Com o Hangouts você pode criar reuniões em audiovisual com sua equipe, com seus clientes, fornecedores, parceiros, entre outros. Tudo isso em alta definição de imagem e voz.

Até as conversas ficam mais interessantes, com o auxílio de imagens (fotos e emojis). E vale a pena observar que as chamadas feitas para os outros usuários do Hangouts são gratuitas.

Há mais um ponto importante a destacar. O Google apresenta tantas ferramentas interessantes e usuais que ele consegue suprir todas as funcionalidades do Word, Power Point e Excel, os programas mais utilizados do Office. E o melhor de tudo, as ferramentas do Google ainda são gratuitas! É melhor correr para aproveitá-las, não acha?

E aí? Gostou de conhecer essas ferramentas do Google? Então espalhe essa notícia para outras pessoas, compartilhando este post em suas redes sociais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This