15 fontes grátis e estilosas para você usar em seus projetos!

fontes grátis

Todo designer tem uma quedinha por fontes, isso quando não é completamente apaixonado por trabalhos tipográficos e pelas possibilidades geradas por eles. Contando com um bom acervo de tipos, torna-se possível criar designs incríveis, muitas vezes, usando apenas textos. E as fontes grátis estão aí para te dar uma forcinha nisso!

Mas, escolher a fonte certa para um trabalho não é tão simples quanto parece, em meio a tantas alternativas de estilos e formas. Serif, Sans Serif, Handwriter, Brush, Display, Tipewriter e Dingbats são só algumas das principais categorias tipográficas que podem ser utilizadas para enriquecer uma peça de design.

O primeiro passo para facilitar essa difícil, quase torturante, escolha da fonte certa é conhecer as diferenças entre elas, além de manter o seu kit de tipos fundamentais sempre organizado e ao alcance.

Mas, se você já não tem mais ideia de como inovar usando Helvética, Arial, Roboto, Open Sans e Lobster, este post vai te ajudar a revolucionar os seus layouts tipográficos. Dá só uma olhada nessas 15 fontes grátis e novinhas em folha que separamos para você!

15 fontes grátis e estilosas para você usar em seus projetos

1. Matane Typeface

         

 A Matane Typeface é uma fonte manuscrita que parece pintada à mão. Serve muito bem para explorar novas possibilidades na criação de logotipos, embalagens de produtos, títulos ou citações sobrepostas em imagens, convites, postais e o que mais a sua imaginação permitir.

2. Presty Script

A Presty Script é incrivelmente delicada, quase artesanal. Ela é extremamente romântica com contornos que quase formam corações, por isso, é ideal para convites de casamento, chá de bebê, festinhas infantis, logos e embalagens de produtos femininos ou para crianças, ou qualquer outra peça exija romantismo e delicadeza.

3. Particle

A Particle é um fonte Sans Serif bem minimalista projetada por Jeremy Vessey. Sua combinação é possível com outros estilos de tipos numa mesma composição. Apesar disso, também funciona muito bem sozinha e, por sua simplicidade e elegância, pode ser usada em manchas maiores de texto. E, a melhor parte, é que essa é uma fonte grátis tanto para uso pessoal quanto para uso comercial. Então, aproveite!

4. Houston Italic

A Houston Italic é uma família de fontes com diversas variações inspiradas nos designs criados para os esportes americanos. É perfeita para logos, pôsteres, cartões, capas de livros e revistas, além de infinitas composições tipográficas.

5. Hayley Signature

A Hayley Signature é uma fonte manuscrita criada pela Yellowline para projetos que necessitam passar a impressão de que foram realmente escritos à mão. Ela é ideal para a criação de assinaturas para marcas elegantes, mas também pode ser usada na criação de logotipos, embalagens de produtos, cartões e outras peças de design.

6. Avriella

A Avriella é um fonte display extremante versátil que pode ser utilizada em uma infinidade de layouts. Ela foi projeta para logotipos, camisetas, adesivos de decoração, anúncios publicitários, convites, capas de livros, entre outras peças que demandem um design impactante.

7. Bromoto

A Bromoto é uma fonte divertida projetada em duas versões: regular e bold. A combinação das suas variações resulta em designs muito legais e diferenciados. Elas podem ser usadas na criação de logotipos, etiquetas, rótulos, embalagens, peças gráficas no estilo vintage e no que mais a sua imaginação quiser.

8. Theobald Clean

A Theobald Clean é uma fonte condensada inspirada em rótulos de cerveja vintage. Ela foi criada por Bart Wesolek e faz parte pacote The Liquor Collection. Além de ser uma fonte grátis para uso pessoal e comercial, é ideal para criação de cartazes, embalagens, rótulos e logos em estilo vintage.

9. Flaming Script

A Flaming Script é uma fonte em estilo script e bold criada por Herlannawwi. Ela é lindamente encorpada e ideal para títulos sobre imagens, logotipos, pôsteres, capas de livros e revistas, composições tipográficas, flyers, cabeçalhos de blog e muitas outras peças de design. Está ai uma excelente opção de fontes grátis para adicionar no seu portfólio.

10. Juceline

A Juceline é também uma fonte script bold, porém tem variações com sombra e com linha de contorno. Mesmo com mais peso, ela tem traços de delicadeza misturados a algo de infantil. Seu uso é indicado para as mais diversas finalidades, que vão desde a criação de logotipos e estampas decorativas, até as capas de livros e revistas.

11. Ancherr

A Ancherr é um fonte brush, ou seja, imita as cerdas de um pincel em contato com o papel. Seu estilo remete aos cartazes de filmes de terror e é ideal para a criação de peças temáticas, para Halloween ou dia dos mortos, por exemplo.

12. Anthares

A Anthares é uma fonte estilo handbrush, isto é, pintada a mão com pincel. Ela é despojada e versátil. Pode ser usada na criação de logotipos, pôsteres, peças de decoração, camisetas, títulos e citações sobre imagens, além de diversos layouts que exijam uma fonte de mais peso.

13. Calibre

A Calibre é uma fonte Sans Serif condensada. É extremamente elegante para títulos, header de blogs, cartões, composições tipográficas sobrepostas em imagens, pôsteres, entre outros tipos de design nos quais haja necessidade de destacar algum texto.

14. Machineat

A Machineat é uma fonte em estilo manuscrito que parece realmente uma caligrafia feita por encomenda de tão estilosa. Ela lembra aquelas fontes do “The End” que apareciam no final dos filmes antigos e, por isso, é perfeita para a criação de cartazes, anúncios publicitários, pôsteres, rótulos, logotipos etc.

15. Passionate

A Passionate é uma fonte manuscrita realmente apaixonante, como o nome sugere. Delicada, com curvas acentuadas, lembra letrinha de bilhete de adolescente de tão romântica. Por isso, seu uso é recomendado em temáticas de casamento, logotipos e peças gráficas para o mundo fashion, revistas femininas, peças para social media e tudo mais que remeta à paixão.

A maioria  dessas lindas fontes são grátis para uso pessoal, com raras exceções em que o próprio autor permite o uso comercial também, o que significa que você pode esboçar e experimentar à vontade com elas, fazer trabalhos acadêmicos, convites para o seu aniversário, cartão de dia dos namorados para o seu amor, pôsteres para decorar sua casa, entre outras coisinhas para você.

Porém, só não vá esquecer que para comercializar o resultado do seu trabalho criado com elas, é necessário comprar as suas licenças de uso comercial. O designer tipográfico é um profissional dedicado como você, que também merece receber pelo trabalho que faz.

E então, o que achou dessas fontes grátis? Conhece mais alguma fonte grátis bacana? Então, indique nos comentários do post e ajude outros designers a renovar o seu acervo também!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This