tipos de impressão

Tipos de impressão: Conheça os 6 principais

Um dos aspectos mais importantes no desenvolvimento de um projeto gráfico é o conhecimento a respeito dos tipos de impressão. Saber a diferença entre os sistemas, bem como suas possibilidades e limitações, é fundamental para alcançar o resultado ideal!

Para que você fique por dentro das diversos tipos de impressão, a seguir listamos os tipos de impressão mais conhecidos no mercado gráfico, sendo eles:

  • impressão offset
  • impressão digital
  • impressão híbrida
  • serigrafia
  • rotogravura
  • flexografia

1. Impressão offset

Impressão-Offset

Trata-se do método de impressão mais utilizado no mercado gráfico. As razões são muitas: é ótimo para grandes quantidades, a impressão é rápida, o resultado é de alta qualidade e é possível utilizar para vários tipos de gramatura de papel e plástico.

A impressão offset é uma ótima pedida para cartões de visita, cartazes, folders e livros, pois trabalha com folhas soltas. É ideal também para revistas e jornais, materiais que tendem a exigir altas tiragens.

Essa técnica usa matrizes de chapa de alumínio, que funcionam como meio de gravação e transferência da imagem para o material. As cores são impressas separadamente, pelo sistema CMYK, formando as imagens por meio da adição da pigmentação das cores.

2. Impressão digital

Impressão digital

Ao contrário da offset, a impressão digital é feita diretamente no material, utilizando como matriz um arquivo digital (por exemplo, um PDF), sem a intermediação de chapas. Logo, o processo aqui é eletrônico, a laser.

A impressão digital costuma ser utilizada para os mesmos materiais usados na offset — é, porém, mais voltada para impressões de pequena tiragem. Dentre as suas vantagens, estão o tempo menor de execução, provas de impressão mais baratas e o fato de não haver necessidade de reparar as cores (uma vez que as impressões são idênticas, sem variação no lote). Por outro lado, a impressão digital costuma perder para a offset na qualidade final e no custo-benefício de médias e grandes tiragens.

3. Impressão híbrida

Impressão híbrida

Que tal juntar os benefícios da impressão offset com os da digital? É basicamente isso que propõe a inovadora impressão híbrida! Imprime-se uma parte do material em offset e outra de maneira digital, garantindo alta qualidade e aplicações personalizadas.  

4. Serigrafia

Impressão serigráfica

Tecidos, chaveiros, adesivos, canetas, materiais de sinalização, madeira, rótulos de CD, vidro, PVC, papel de parede… a lista de materiais que utilizam a serigrafia (também conhecida como silk-screen) é longa! Esse é justamente um de seus grandes benefícios: a possibilidade de imprimir em itens diversos, com tamanhos e espessuras de variados tipos.

A serigrafia é um tipo de impressão direta, em que é utilizada uma tela permeável com fios sintéticos de nylon ou seda. Essa tela é colocada sobre uma moldura, por onde é vazada a tinta, num processo guiado pela fotossensibilidade.  

5. Rotogravura

Rotogravura

Esse sistema é  também conhecido como impressão em baixo relevo, pois o processo trabalha com a imagem da matriz em baixo relevo em relação à superfície do cilindro. A matriz consiste num cilindro feito de cobre, cromado e gravado. O processo é eletromecânico, em que a gravação se dá por meio de toques de diamantes industriais.

A rotogravura é recomendada para impressão em alta velocidade, de grandes tiragens. Sua vantagem é proporcionar impressões de qualidade em suportes menos nobres.

6. Flexografia

Flexografia

Trata-se de uma técnica de impressão rotativa, de relevo e tinta de secagem rápida. Seu funcionamento lembra muito o de um carimbo: as partes em relevo contêm a imagem, enquanto o restante, por estar em baixo relevo, fica sem tinta — logo, não imprime. A tinta vai, então, da matriz para o suporte, diretamente.

A flexografia é muito utilizada na impressão de embalagens, etiquetas e rótulos. Vale a pena pelo baixo custo e pela possibilidade de atender a um amplo e variado mercado.

Você já utilizou esses tipos de impressão? Quais outros você conhece? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This