quanto ganha um designer gráfico

Quanto ganha um designer gráfico nas principais capitais brasileiras?

Você sabe quanto ganha um designer gráfico? As questões que envolvem o mercado de trabalho desse profissional são bastante procuradas tanto pelos já atuantes na área quanto por pessoas que desejam seguir a carreira. Por isso, é evidente que a busca sobre o salário desse emprego é também crescente.

Nesse sentido, é importante entender como é a remuneração do cargo no Brasil, além de saber quais são melhores oportunidades da área, conhecendo também as localidades que mais pagam bem a um profissional desse ramo.

Quer saber quanto ganha um profissional de design no Brasil? Então, continue lendo o nosso artigo que vamos lhe trazer essas informações!

Quanto ganha um designer gráfico nas principais cidades do Brasil?

A vida profissional de designer oferece um campo de atuação muito grande e que se encontra em alta no mercado de trabalho brasileiro!

Com a expansão de tecnologias — como tablets e mesas digitalizadoras —  os segmentos que abrangem os vários estilos de design, além do gráfico, cresceu bastante.

Confira, a seguir, quais são as expectativas de trabalho para as principais regiões e capitais do Brasil, de acordo com pesquisas realizadas pela Associação dos Designers Gráficos (ADG) e com as informações de salários disponibilizadas dos portais Love Mondays e Guia da Carreira.

Sudeste

As maiores chances de trabalho para o designer encontram-se no Sudeste do país, onde existe um importante parque gráfico. Além disso, há significativa quantidade de multinacionais das áreas têxtil e alimentícia espalhadas pelos quatro estados da região.

O salário médio de um designer no Rio de Janeiro, por exemplo, fica em torno de 3,7 mil reais, podendo variar entre 1,2 até 6,8 mil reais. Em São Paulo, a média mensal de remuneração do profissional é de 3 mil reais e o teto chega a 12 mil reais.

Sul

Na parte mais baixa de nosso mapa, o cenário é favorável para o designer. Em Curitiba e em Porto Alegre, por exemplo, as indústrias estão procurando por esses profissionais, oferecendo oportunidades que variam entre 1,5 mil reais e 2,5 mil reais.

O salário pode variar muito dependendo de qual setor você optar, como agências de comunicação ou empresas, por exemplo.

Centro-Oeste

Em Goiânia, o crescimento no campo de design gráfico e de moda destaca-se, com o salário variando entre 1,5 mil reais e 5 mil reais.

Já em Brasília, um designer gráfico ganha inicialmente em torno de 3,5 mil reais, mas pode faturar entre 1,3 mil reais até 11,4 mil reais, a depender do seu cargo.

Nordeste

No Nordeste, existem as ofertas em empresas que possuem os maiores índices empregadores. Principalmente nas indústrias, como é como é o caso do polo de Camaçari, na Bahia. 

Normalmente, o salário parte de 1,5 mil reais e chega em torno de 3,7 mil reais. Em Natal, por exemplo, a média mensal é de 4 mil reais inicialmente, mas pode variar entre 900 reais até 10,1 mil reais.

Norte

Nesta região, as maiores oportunidades de emprego na área de design encontram-se na Zona Franca de Manaus.

Cerca de 28% dos profissionais nortistas recebem, mensalmente, entre 1,5 mil reais e 2,5 mil reais.

Além disso, existem designers que trabalham de maneira autônoma. Sendo assim, eles possuem demanda própria de clientes e tudo fica a seu critério, desde o seu empenho (tempo de dedicação e qualidade do serviço) até o local onde trabalhará. Os salários podem alcançar o patamar de 6 mil reais nessa modalidade, dependendo da quantidade de produção.

Contudo, é preciso entender que nenhum profissional ganha altas remunerações logo no início da carreira. Partindo disso, vamos apresentar, a seguir, os salários que estejam de acordo com o seu nível profissional. Continue a leitura!

Quanto ficam em média os salários de acordo com o nível do profissional?

Os ganhos do designer variam de acordo com o nível de qualificação e tempo de trabalho do profissional. Sendo assim, o salário pode variar levando em conta a sua colocação atual. 

No início de sua carreira, poder ser que você ganhe entre 1,5 mil reais a 2 mil reais, dependendo de onde você está trabalhando — se é uma agência pequena ou uma empresa de médio ou de grande porte.

No momento intermediário de sua jornada, em que você já não é mais um iniciante, poderá ganhar entre 2,5 mil reais a 3 mil reais em pequenos negócios ou cerca de 4,5 mil em alguma empresa de maior porte.

Agora, no auge de sua trajetória, você pode atingir uma renda média de até 5 mil reais em agências pequenas e de mais de 7 mil reais em empresas de grandes setores ou em fase de crescimento.

Além disso, a sua qualificação também pode influenciar no quanto você ganha. Dentro da área, existem os seguintes cargos:

  • estagiário;
  • técnico em design;
  • trainee;
  • tecnólogo em design;
  • designer júnior;
  • designer pleno;
  • designer sênior;
  • designer coordenador.

Segundo a pesquisa da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF), o salário dentre as ocupações citadas pode variar do nível mais baixo, o estagiário, que ganha em média 1,2 mil reais, até o nível mais alto, o designer coordenador, que pode ganhar mais de 11 mil reais.

Sabendo disso, que tal conhecer as maneiras que podem fazer contribuir para que você consiga receber um salário mais alto?

O que fazer para ter um salário mais alto sendo designer gráfico?

Se você deseja alcançar um maior faturamento como designer gráfico, é necessário estar por dentro do dinamismo que a profissão exige e sempre ficar ligado nas novidades da área.

Seja sempre capaz de cumprir prazos e de desenvolver soluções criativas em seus trabalhos. Desta forma, você poderá utilizar isso como diferencial entre aqueles que desejam destaque no mercado.

Estudar mesmo após se formar é essencial. A leitura de livros, artigos, revistas e outros materiais lhe acarretam um repertório maior e inspiram criatividade.

O tempo de experiência também é uma característica relacionada a uma boa remuneração.

Uma dica importante é que, no início de sua carreira, você comece a trabalhar com algumas coisas básicas da área. Por exemplo, a criação de banners, o tratamento de imagens e outros tipos de trabalhos mais simples.

Assim, a sua evolução profissional será constante. Em modo geral, começando com atividades menos complexas, você adquirirá experiência. Um estagiário pode se tornar um diretor de arte, abrir a sua própria agência ou estúdio e até trabalhar em grandes negócios!

Além disso, você ainda pode optar por adquirir uma especialização. Um curso deste tipo pode representar uma melhor qualificação profissional ou até possibilitar o aprofundamento em algum tipo de trabalho que se deseja investir. Desta forma, aumentando as suas habilidades e o conhecimento dentro do mercado.

Com essas informações, você sabe agora quanto ganha um designer gráfico, em média, e onde ele tem mais chances de adquirir um salário melhor. Seguindo as nossas dicas, poderá também conseguir atingir um alto faturamento atuando na área!

Então, gostou do nosso artigo? Que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de conteúdos semelhantes a este?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This