softwares de criação

Softwares de criação: conheça os principais para diferentes áreas

Atualmente, há uma imensa variedade de softwares de criação que atendem às demandas de muitas áreas diferentes. São tantos programas que, a princípio, você pode se sentir até mesmo meio perdido.

Mas, se você deseja conhecer os diferentes softwares existentes no mercado, para que servem e como podem te ajudar, veio ao lugar certo. Neste post, vai poder ficar por dentro dos principais ramos de criação e descobrir quais softwares escolher na hora de realizar o seu trabalho. Confira!

Softwares de criação para design gráfico

A área de design gráfico envolve a criação de projetos de comunicação visual, como o desenho de logotipos, a elaboração de produtos e embalagens, a formatação de diversos tipos de material (como panfletos, páginas da internet e outdoors) e a diagramação de páginas de revistas, jornais e livros.

Adobe Photoshop

Desenvolvido pela Adobe, o Photoshop é um dos softwares de criação mais famosos do mundo. Trata-se de um programa profissional de edição de imagens em bitmaps — ou seja, imagens digitais formadas por pixels, o que torna o Photoshop ideal para produtos digitais.

É destinado a quem trabalha com fotografia e design gráfico e deseja melhorar os materiais que utiliza, aprimorando detalhes, modificando cores e corrigindo defeitos, por exemplo. Para isso, há uma grande variedade de recursos de aplicação de efeitos, máscaras e filtros.

Adobe Illustrator

Assim como o Photoshop, o Illustrator também é voltado para a edição de imagens e ilustrações. Porém, por trabalhar com vetores (imagens que são formadas por cálculos matemáticos, e não por pixels), o software favorece a realização de trabalhos impressos, já que permite aumentar ou diminuir o tamanho do material sem perder a qualidade. Assim, seja para um banner pequeno na web ou um outdoor, a resolução será a mesma.

Adobe InDesign

Também essencial para o trabalho dos designers, o InDesign é voltado para a diagramação e a organização de páginas em jornais, revistas, livros e tantos outros materiais, seja para impressão ou web. Por meio desse software, o designer pode adaptar layouts, organizar blocos de textos, dispor imagens e gráficos e conformar os tamanhos e orientações nas páginas de acordo com o tipo de produto final.

CorelDRAW

Considerado o “rival” do Illustrator, o CorelDRAW é um dos mais antigos softwares de editoração vetorial do mundo, indicado para ilustração, criação de desenhos gráficos e edição de textos. Desenvolvido pela Corel Corporation, é bastante utilizado por sua simplicidade e interface intuitiva para iniciantes.

Softwares de criação para design de interfaces

A área de design de interfaces desenvolve conexões gráficas destinadas a aplicativos para dispositivos móveis e desktop, e objetiva criar produtos que permitem a utilização simples e fácil por parte do usuário. Assim, está presente em produtos para internet, softwares e design industrial.

Adobe XD

Também conhecido como Adobe Experience Design, o programa é útil para quem deseja criar aplicativos móveis e desktop. Para isso, o Adobe XD oferece recursos que englobam todas as etapas envolvidas no processo, desde a criação do projeto, passando pela visualização do resultado dos protótipos até o compartilhamento do aplicativo.

Sketch

Desenvolvido pela Bohemian Coding, o Sketch foi concebido exclusivamente para o design de interfaces. Trata-se de um software vetorial que tem o objetivo de atender ao fluxo de trabalho dos designers em seus projetos de interfaces. Simples e intuitivo, é ótimo para criar símbolos, posicionar elementos com precisão e exportar arquivos de maneira leve e facilitada. Está disponível apenas para o sistema operacional macOS.

InVision

O InVision é uma ferramenta online que permite a interação entre membros de uma equipe que trabalha em um projeto de design. Por meio dele, é possível realizar o upload dos arquivos em andamento e compartilhar com seus colegas ou clientes, que podem fazer comentários, sugerindo a alteração de uma cor, por exemplo. Ótimo para agilizar o trabalho!

Axure RP

O Axure RP é destinado a arquitetos de informação, designers de experiência do usuário, gerentes de produto e analistas de negócios. Essa ferramenta é usada para a criação de protótipos, softwares para computadores, telas para web e aplicativos para dispositivos móveis.

Com o programa da Axure Solutions, você pode gerar protótipos simulados e, após postá-lo na internet, manter uma conversa com os desenvolvedores e clientes a respeito do projeto.

Softwares de criação para modelagem 3D

A modelagem 3D nada mais é do que a criação de objetos em três dimensões, por meio de softwares digitais. Com essa técnica, torna-se possível soltar a criatividade e simular cenários, personagens e instrumentos, tanto em cenas estáticas quanto animadas. Por isso, é fundamental para produções como jogos, filmes, projetos arquitetônicos e ilustrações.

AutoCAD

O AutoCAD é um dos softwares de criação mais famosos, amplamente utilizado nas áreas de arquitetura, design e engenharia. O programa desenvolvido pela Autodesk é essencial para o desenho de diversos tipos projetos, como casas e carros. Permite tanto o desenho técnico em duas dimensões quanto à criação de modelos em 3D.

3ds Max

Também desenvolvido pela Autodesk, esse é um programa de modelagem tridimensional, ideal para a renderização de imagens e animações. Com o 3ds Max, você consegue criar efeitos de computação gráfica, personagens realistas, cenários ricos em detalhes e cenas complexas.

É indicado para jogos em 3D, filmes de animação, maquetes eletrônicas e mundos virtuais de forma geral. Disponível apenas para sistemas Windows. 

Maya

O Maya (que também é da Autodesk) é um dos programas mais importantes quando o assunto é computação gráfica e criação de efeitos visuais para jogos, filmes e séries. Prova disso é que o programa é utilizado por grandes estúdios no campo do entretenimento, em filmes como Toy Story, O Senhor dos Anéis e Matrix, e em séries, como Game of Thrones.

Ótimo para modelagem 3D e animações, o programa se destaca por sua capacidade de renderização e por seus atalhos intuitivos.

Blender

Com a vantagem de ser gratuito, o Blender é uma boa opção para aqueles que querem trabalhar com modelagem e animação 3D. Quando foi criado, apresentava uma interface complicada, e o processo de aprendizado era um pouco difícil — mas isso vem mudando. Além do mais, o software ainda conta com uma comunidade bastante ativa, ótima para recorrer quando você quiser aprender mais ou tirar dúvidas.

Softwares de criação para edição de áudio e vídeos

A área de edição de áudio e vídeos é mais uma que trabalha bastante com softwares de criação. Os programas são essenciais para o trabalho de publicitários, cineastas, youtubers e qualquer um que deseje se aventurar no campo do audiovisual.

Adobe Premiere

Esse editor de vídeos é bastante utilizado por profissionais, pois se trata de uma ferramenta completa. Além de funcionar de maneira integrada com outros aplicativos da Adobe (Photoshop, Illustrator e After Effects, por exemplo), apresenta atualizações constantes, sempre com boas melhorias. Por meio da dinâmica de timeline e edição em tempo real, os usuários podem trabalhar com diversos formatos de vídeo e áudio.

Vegas Pro

Comprado pela empresa alemã Magix em 2016, o software deixou de fazer parte da Sony sem perder suas melhores características. É uma alternativa que consegue unir ferramentas profissionais, facilidade de uso e saída de qualidade em diferentes formatos e resoluções. Sua interface é simples e fácil de entender, o que atrai muitos usuários iniciantes. Disponível apenas para Windows.

DaVinci Resolve

Com versões gratuitas, o DaVinci Resolve é um dos programas de edição que mais cresce entre profissionais e amadores. Uma de suas vantagens é ser um dos poucos softwares do ramo que funciona nas plataformas Mac, Windows e Linux. Dentre seus recursos, estão a linha de tempo multifaixa, a edição multicâmera, a masterização de áudios e a correção de cores

HitFilm Express

Também com versões gratuitas, o HitFilm é um editor profissional que conta com diversos recursos necessários para um trabalho audiovisual. Além disso, é possível adicionar vários plugins e pacotes de complementos, que deixam o programa ainda mais completo.

Com esses softwares de criação, você estará preparado para realizar qualquer tipo de trabalho na sua área! Escolha o que melhor combina com você e mãos à obra! Se você gosta de aprender mais sobre criação, que tal conhecer 7 livros de cabeceira que todo designer deveria ler?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This