papel timbrado

Papel timbrado: por que e quando usar?

Qualquer tipo de comunicação escrita que diz respeito a determinado negócio sempre vem na forma de uma carta, com o timbre próprio da empresa no topo. É o que chamamos de papel timbrado.

Se você é o dono de um negócio, saiba que, muitas vezes, o papel timbrado é o primeiro material da empresa a que um cliente em potencial tem contato. Conhecer as diversas finalidades de uma papelaria corporativa ainda pode ser considerado privilégio de poucos, mas é extremamente importante na identificação e promoção de qualquer empreendimento.

O papel timbrado geralmente inclui o logotipo e o nome da empresa. Também pode conter o endereço, e-mail de contato e número de telefone.

Agora que você já sabe o que é papel timbrado, vamos descobrir o porquê de ele ser tão essencial para o seu negócio e como planejar um. Acompanhe!

Por que um papel timbrado é essencial?

Logotipo da empresa

Considerando que sua empresa possui um logotipo, ou seja, uma imagem que define sua identidade e ajuda os seus clientes a reconhecê-la, você pode obter uma maior consciência da marca na indústria e entre os seus clientes colocando esse mesmo logotipo nos artigos de papelaria do negócio, expondo a sua marca e o que ela representa.

Manutenção de identidade da marca

Toda empresa quer que seus clientes saibam que ali encontrarão o melhor serviço ou os melhores produtos. Com você não é diferente. Seu papel timbrado, portanto, precisa reforçar sua mensagem, a identidade da sua marca.

É importante identificar as particularidades do seu negócio. Depois de ter pontuado esses detalhes, certifique-se de aplicá-los em toda a comunicação da sua empresa, com coerência. Se a sua marca representa a prestação de um serviço de luxo, por exemplo, você deve garantir que o seu papel timbrado reflita isso, com um design elegante e uma cor que remeta ao luxuoso.

Autoridade e legalidade

O papel timbrado não serve apenas para mostrar quem você é e ajudar na identidade da sua marca. Ele também deve ser usado para reforçar a sua autoridade e dar maior credibilidade, uma vez presente em toda a documentação oficial da empresa.

Como planejar um papel timbrado?

Simplicidade

Seu papel timbrado deve ser fácil de ler, por isso, é realmente importante escolher um projeto simples. Nele, deve constar o nome da sua empresa e o logotipo, bem como quaisquer detalhes de contato.

Detalhes do contato

Você deve se certificar de que as pessoas podem entrar em contato simplesmente olhando para o papel timbrado. Isso significa que você deve privilegiar os detalhes de contato relevantes e mantê-los sempre atualizados.

Não mais do que duas fontes

Em geral, não se deve usar mais do que dois tipos de fonte em seu papel timbrado. Tente escolher uma que reflita a imagem de sua marca. Você pode decidir usar um tipo de letra específico para toda a sua comunicação — se for esse o caso, incorpore isso no papel timbrado também.

Escolha as cores da empresa

Como seu papel timbrado representa o seu negócio, você também deve se certificar de que ele irá conter as cores corporativas. Uma empresa que vende itens especificamente relacionados com o Natal, por exemplo, provavelmente vai optar por vermelho e verde, em vez de amarelo, que costuma ser sinônimo de férias.

Por fim, o que você precisa ter em mente é que o papel timbrado será o rosto da sua empresa perante o cliente potencial, tanto quanto o próprio logotipo. Por isso, é fundamental criar um layout coeso, que dialogue com os princípios e com a identidade visual da sua marca, sem perder de vista a praticidade, uma vez que esse material será utilizado no seu dia a dia.

Esse conteúdo foi relevante para você? Que tal baixar agora 8 templates gratuitos de papel timbrado para ajudar na sua criação? É só fazer o download e personalizar com a sua identidade ou com a do seu cliente.

Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter e receba materiais exclusivos!

 

produto gráfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This