paleta de cores

Paleta de Cores: 6 ferramentas que todo designer deve conhecer

Embora designers lidem com cores de forma muito intuitiva devido à sua experiência prática e bagagem teórica, às vezes é necessário recorrer a ferramentas que geram combinações de tons automaticamente, seja para agilizar processos ou evitar qualquer escolha equivocada na hora de utilizar uma paleta de cores.

Felizmente, hoje em dia existem várias opções online para o designer que precisa produzir com rapidez e eficiência, sem ter medo de errar. Veja 6 ferramentas grátis que podem te ajudar:

Paletton

O Paletton é bastante completo e muito simples de usar. Você primeiro define a sua cor base e depois pode escolher entre as regras mais comuns na teoria das cores ou combinações predefinidas, além de te permitir ajustar manualmente de acordo com a sua preferência.

O site ainda oferece opções de tons dentro da mesma combinação e gera exemplos de como ficaria uma página usando as cores que você escolheu.

Colourcode

O colourcode é uma alternativa interessante ao Paletton por fazer uma abordagem inversa de como o designer pode montar sua paleta de cores. Você primeiro escolhe a sua regra (cores análogas, complementares, monocromáticas, etc.) e depois precisa apenas passear com o mouse pela área colorida para escolher seus tons preferidos.

É uma ferramenta muito simples de usar e que te oferece a opção de exportar cada cor em um arquivo PNG.

Palettr

Diferentemente das outras opções, o Palettr te permite gerar paletas de cores de forma mais subjetiva. Basta colocar o nome de um lugar, um tema, ou um objeto e ele mostrará várias combinações diferentes que tenham a ver com aquela palavra. Infelizmente, a ferramenta tem suporte limitado ao português, gerando alguns resultados inconsistentes.

Shutterstock Palette

O Pallete tem uma abordagem similar ao Palettr, mas foca principalmente nas fotos para escolher combinações de cores. Faça uma busca na enorme biblioteca de imagens do Shutterstock, escolha a foto que mais combina com o que você precisa e ele vai gerar uma paleta de cores.

Você pode depois adicionar as suas próprias escolhas e ele te mostrará novas fotos que combinam com a sua mistura. É explorar e se inspirar!

Colorzilla

O diferencial do Colorzilla é que ele não é um site, mas uma extensão para Chrome e Firefox. Com ele é possível descobrir a cor de qualquer elemento em qualquer site, e até gerar uma paleta de cores automaticamente baseada no site que está aberto. É uma ferramenta essencial para quem trabalha com web design.

Adobe Color

Antigamente chamado Kuler, o Adobe Color é a ferramenta mais completa para combinar cores. Nele é possível gerar paletas com todas as regras mais usadas, fazer ajuste fino nos tons, e explorar combinações populares. Além disso, é possível salvar suas paletas e possui integração com outros produtos da Adobe, os mais usados por designers no mundo. Ah, e ele é totalmente em português!

Cada uma dessas ferramentas tem uma particularidade, portanto, experimente todas e escolha sua favorita, ou use mais de uma se precisar. Para um designer, é importante seguir a sua intuição e treinar seus olhos para usar uma paleta de cores, mas também é preciso estar sempre atento às ferramentas disponíveis que otimizam o seu tempo e refinam seu trabalho.

Gostou da dica? Se você quer ficar sempre atualizado, assine a nossa newsletter e receba muitos outros artigos diretamente no seu e-mail!

 

identidade visual

Comments (5)

    1. Obaaaa!!! Que bom que gostou Lucas! Ficamos muito felizes em fazer parte dos seus favoritos ❤ Continue nos acompanhando, toda semana compartilhamos dicas bacanas como estas. Grande abraço 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This