Como se preparar para o mercado de design gráfico?

mercado de design gráfico

Mesmo em tempos de insegurança econômica, o mercado de design gráfico se mantém aquecido: a conscientização de empresas e consumidores sobre a importância deste trabalho e a demanda alta em relação ao número de profissionais garante um fluxo constante de empregos fixos ou os famosos freelas.

Saiba como aproveitar o momento e conseguir a vaga dos sonhos em design gráfico com nossas dicas de hoje!

1. Tenha um bom portfólio

Fazer um levantamento dos seus melhores trabalhos e organizá-los em um portfólio é uma maneira perfeita de demonstrar suas habilidades e experiências para os empregadores. Se você deseja saber como criar um portfólio, confira o nosso post com 6 dicas imperdíveis de como mostrar todo o seu talento, investindo em um portfólio memorável!

Existem várias maneiras de criar um portfólio: tanto fisicamente, em uma coleção de trabalhos impressos, quanto online, em plataformas especializadas como o Behance ou o Dribbble.

2. Crie um currículo de destaque

O portfólio é essencial, mas não dispensa a necessidade de um currículo tradicional, com suas informações pessoais e profissionais. No entanto, vale a pena investir tempo e esforço na criação de um layout diferenciado e atraente, que chamará a atenção em meio aos demais.

Modelos e referências de currículos elaborados podem ser achados em vários sites e grupos de discussão de design, como no Pinterest, um repositório online com enorme variedade de projetos e inspirações.

3. Procure vagas em sites de emprego

O mercado de trabalho evoluiu, e atualmente a maioria das vagas ou jobs freelancers disponíveis são publicadas de forma online, em sites especializados como os:
Contratado.me 
99Freelas,
Trampos.co
Workana
Crew.co

Você também pode encontrar vagas em publicações de grupos de discussão nas redes sociais, ou em fanpage de agências. Separe um tempo de seu dia a dia para fazer uma busca aprofundada nestes endereços e encontrar o emprego perfeito!

 

4. Tenha uma presença online

Outro ponto indispensável na procura por um emprego é a criação de páginas em redes sociais. Além das redes mais conhecidas, como o Facebook e o Twitter, existem sites dedicados à troca de informações entre profissionais e empresas, como o LinkedIn, ou à exposição de trabalhos, como o Behance ou até mesmo no Pinterest.

O YouTube também pode ser uma excelente alternativa: vários designers têm canais onde oferecem tutoriais de graça para o público, gerando reconhecimento e atraindo milhares de seguidores e visualizações.

Outra ferramenta que está muito em alta é o blog. Os blogs são excelentes ferramentas para posicionar a sua marca e mostrar que você é autoridade no assunto. Compartilhe dicas e conhecimentos diariamente e ganhe além de seguidores, possíveis clientes. 

5. Monte uma apresentação gráfica pessoal

Deixe um tempo para a criação de materiais gráficos, como cartões de visita, flyers ou panfletos, voltados para a divulgação de sua marca pessoal no mercado de trabalho. Dessa forma, você transmite um aspecto muito mais profissional e credível — afinal, que tipo de designer não consegue criar um cartão para si mesmo?

6. Invista no networking

Criar uma rede de contatos profissionais extensa é um dos melhores atalhos para conseguir bons trabalhos e encomendas de grandes clientes. Participe de convenções, palestras e eventos de sua área, sempre buscando conhecer outros profissionais e empresários de design. Não se esqueça de trocar os cartões de visita!

Neste texto, vimos algumas dicas para o profissional que deseja se inserir no agitado mercado do design gráfico. Seguir estes passos, desde a apresentação pessoal e uma boa coletânea de trabalhos até o bom networking, fará você se destacar na multidão e ter melhores chances de conseguir trabalhos incríveis, criando os primeiros passos de uma carreira de sucesso!

Se você gostou das dicas e tem experiências de sucesso no mercado de trabalho compartilhe-as, deixando seu comentário no post!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Fabio Rodrigues de Deus disse:

    Muinto bom essa preocupação de vcs em instruir seus parceiros parabéns a KWG. E equipe.

    • Gráfica KWG disse:

      Ei, Fabio! Ficamos muito felizes com o seu feedback. Muito obrigado pelo seu reconhecimento.
      Continue nos acompanhando que sempre traremos conteúdos instrutivos como este.

      Um grande abraço 😉
      Att. Equipe KWG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This