identidade visual

Identidade visual: fuja desses 4 grandes erros na hora da criação

Trabalhar com as expectativas do público é sempre um tremendo desafio, especialmente quando um profissional precisa fazer escolhas adequadas para realizar uma comunicação eficiente com os clientes e com as pessoas em geral. Por isso, evitar os grandes erros na criação da sua identidade visual é muito importante.

Infelizmente, muitos empreendimentos não acertam nesse quesito e, mesmo que não percebam, acabam perdendo excelentes oportunidades de negócio ou mesmo ficam com a credibilidade abalada no seu setor de atuação. Quer evitar que isso aconteça? Então confira o conteúdo a seguir:

1. Excesso no uso de cores e efeitos

excesso de cores

Sobretudo devido à tecnologia dos dias de hoje, é muito mais simples aplicar uma imensa variedade de cores e efeitos na criação da sua identidade visual. No entanto, se exceder nesse aspecto é um erro que não apenas pode criar um conceito desagradável, como também pode minar a credibilidade do empreendimento.

A poluição visual, por exemplo, é sempre indesejável e as escolhas precisam ser condizentes com os objetivos, a missão, o posicionamento, as metas e os valores da empresa. Bem como, devem estar muito bem alinhados com o tipo de segmento no qual a organização está inserida.

2. Ausência de adaptação a diferentes plataformas

design responsivo

A responsividade é um fator extremamente importante nos dias de hoje, quando as pessoas passam horas do seu dia conectadas com os mais variados dispositivos, como smartphones, tablets, computadores, TVs interativas e notebooks. Diante dessa realidade, aplicar conceitos que se adaptem bem a todos esses tipos de telas é fundamental.

Seu logotipo e seus demais materiais precisam apresentar a mesma qualidade gráfica, tanto em um aparelho pequeno e que caiba na palma da mão, quanto em um imenso. Além disso, é preciso considerar também outras utilizações, como campanhas de marketing em grande escala ou mesmo na fachada da empresa.

3. Falta de clareza na identidade visual

clareza

Se ao olhar a imagem acima você não souber a que marca ela se refere, é bem possível que você seja de outro planeta.

A falta de clareza também é um dos maiores erros na criação da identidade visual de qualquer empreendimento. Lembre-se que um dos grandes pontos da geração de um conceito estético é exatamente fazer com que o negócio seja facilmente reconhecido pelos clientes e até mesmo pelas pessoas que não consumiram ainda os produtos ou serviços.

Diante dessa realidade, é preciso fazer escolhas que se traduzam em um resultado bem claro e fácil de ser compreendido. É importante que se lembre da marca apenas com uma olhada rápida. As pessoas não devem ter que fazer um esforço e nem levar muito tempo para isso.

4. Escolha de fontes pouco expressivas

identidade visual

A escolha de fontes pouco expressivas também é um dos grandes erros na criação da sua identidade visual. Especialmente em um mercado tão competitivo quanto o que temos atualmente, é muito importante que as letras sejam um bom diferencial para que os clientes identifiquem e criem empatia pelo negócio.

Também é preciso compreender que essa decisão deve considerar a área de atuação do empreendimento. Uma empresa inserida na área de saúde, por exemplo, você não deve optar, em linha gerais, por uma tipografia mais divertida ou fantasiosa, visto que uma das suas intenções na comunicação é gerar credibilidade.  

Esses são alguns dos grandes erros na criação da sua identidade visual. Agora se você quiser saber 4 boas práticas que você precisa considerar, confira este outro artigo.

 

identidade visual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This