erros de impressão

6 principais erros de impressão que você deve evitar

O trabalho do designer não depende apenas de suas habilidades na criação de artes incríveis: o processo de impressão é vital para o resultado final, e o menor descuido pode causar falhas e uma queda na qualidade, frustrando tanto o cliente quanto o profissional.

No post de hoje, saiba quais são os erros de impressão mais comuns — e aprenda a evitá-los:

1. Marcas de corte

Durante o processo de fechamento do arquivo, é possível incluir informações como: marcas de corte, marcas de registro e escala de cores utilizada. No entanto, ao enviar um arquivo para impressão, a única informação que a gráfica irá utilizar são as marcas de corte. Estas, indicarão onde o impresso deverá se refilado. Para evitar qualquer tipo de manipulação em seu arquivo, considere inserir apenas as marcas de corte do seu material.

2. Imagens em RGB

As gráficas utilizam a impressão em quatro cores, também conhecida como CMYK. Para garantir que as imagens usadas nos seus arquivos sejam impressas corretamente, todas elas devem ser convertidas para este modo de cores antes do fechamento para impressão.

Se enviadas para a impressão com um modo de cor como o RGB, usado para imagens de internet, elas podem perder resolução e apresentar cores pouco fiéis ao original.

3. Erros em textos vazados

Nos textos vazados, ou seja, de cor clara sobre fundo escuro, é importante que o tamanho seja superior a 7 pontos. Traços muito finos, fontes light ou tamanhos menores do que 7 resultam em perda de definição e “borras” escuras sobre seu texto, dificultando a leitura e o entendimento.

4. Não converter em curvas

Existe uma infinidade de opções de fontes para uso em seus projetos, e nem sempre os computadores da gráfica terão a mesma fonte instalada, fazendo com que as informações de texto sejam passadas para uma fonte padrão, destruindo a unidade estética.

Evitar este problema é fácil: basta que, antes de enviar o arquivo para a gráfica, o designer converta os textos para curvas, o que impede que sejam editados e garante todas as características originais da tipografia.

5. Manchas de preto e sobrecarga do papel

O preto é um assunto à parte quando se fala em erros de impressão. Se usado de forma incorreta, ele causa textos estourados e excesso de tinta no papel.

Para os textos corridos e outros itens de pequena dimensão, configure a composição do preto para K 100%. Em grandes áreas, como por exemplo em fundos, use o preto calçado, cujas configurações variam de gráfica para gráfica, mas giram em torno de 30% de ciano e 100% de preto. Se você quiser saber mais sobre a melhor maneira de trabalhar com a cor preta no CMYK, confira o nosso artigo completo sobre Preto Composto. 

6. Linhas e contornos muito finos

Se a sua arte possui contornos ou linhas, é extremamente importante que você esteja atento quanto a espessura delas. Linhas ou contornos muito finos, correm o sério risco de apresentarem falhas na impressão. Afim de evitar este tipo de problema, certifique-se de deixá-las com no mínimo 0,25mm de espessura. 

Neste post, vimos seis dos principais erros de impressão que podem ocorrer, assim como maneiras simples de evitá-los. Com estas dicas, seus trabalhos ficarão ainda melhores, com clientes totalmente satisfeitos!

Gostou dessas informações? Siga a KWG no Facebook, Twitter e Google+ e se inscreva em nosso canal no YouTube para ficar por dentro de nossas novidades!

Comments (4)

    1. Ei, Fabio! Ficamos muito felizes que essas dicas foram úteis para você!

      Continue nos acompanhando que sempre traremos conteúdos instrutivos como este.

      Um grande abraço 😉
      Att. Equipe KWG

    1. Ei, Anderson! Tudo joia?

      Na loja da KWG, aceitamos arquivos em Corel até a versão 9. Então, neste caso, pode anexar seu arquivo em X6 sem nenhum problema =)
      Além dos arquivos em .CDR também trabalhamos com PDF/X1:a, TIFF e JPG.
      Fique a vontade para enviar os seus arquivos em qualquer uma destas versões.

      Qualquer dúvida conte conosco!

      Um grande abraço 😉
      E continue nos acompanhando.

      Att. Equipe KWG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This