tombar

Como tombar uma arte corretamente para impressão

Se arte do seu cartão de visitas é em pé ou você precisa criar um folder e tem dúvidas de como ficará o encaixe da frente com o verso, não se preocupe mais!  Esse artigo foi feito pra você! Aprenda de uma vez por todas como fazer o famoso “tombo” na sua arte e não erre mais!

Vamos começar com o significado do termo “tombar”. Este é um termo bastante específico e muito utilizado entre profissionais gráficos. No entanto, se você é novo (a) na área é possível que você não saiba ao certo o que este termo significa.

O procedimento de tombar uma arte compreende basicamente em rotacionar, ou seja, significa alterar uma arte que esteja na orientação vertical para a posição horizontal e vice versa. Fazemos isso para que depois de impressas, a frente e o verso da arte encaixem na mesma orientação.

Este procedimento se faz necessário, pois durante o processo de imposição de layout a grande maioria dos produtos são distribuídos horizontalmente na folha de impressão. E para evitar qualquer tipo de dúvida no setor de pré-impressão, é importante que você mesmo realize este procedimento indicando como você gostaria que ficasse frente e verso do seu material.

Utilizando os gabaritos da gráfica

Para facilitar a montagem e o envio do seu arquivo para impressão, é extremamente importante que você utilize os gabaritos da gráfica que você trabalha. Os nossos gabaritos, por exemplo, estão disponíveis logo abaixo da miniatura do produto.

Ao utilizar o gabarito da sua gráfica parceira, você poderá desenvolver o layout dentro das margens de sangria e segurança estipulados por ela, assegurando assim, que o seu material não tenha problemas de corte ou tombo indesejado.

Compreendido a importância de utilizar o gabarito para confecção do layout, vamos à explicação de como efetuar o tombo corretamente nos principais produtos gráficos.

Cartões de visita na orientação vertical

Para cartões de visita que possuem a arte em pé, a regra é bastante simples. Considerando que o seu layout esteja com ângulo 0, você deverá rotacionar (tombar) a frente do seu arquivo (página 1) 90º e o verso (página 2) -90º. Por mais estranho que possa parecer, são com estas orientações invertidas que o seu layout deverá ficar. Veja a ilustração a seguir:  tombar uma arte

tombar uma arte

Marca Página

Assim como os cartões de visita, os marca páginas também seguem o mesmo raciocínio. Considerando que o seu layout esteja com ângulo 0, você deverá rotacionar (tombar) a frente do seu arquivo (página 1) 90º e o verso (página 2) -90º. Veja na ilustração a seguir:

tombar uma arte

tombar uma arte

Flyer na orientação horizontal

Se você baixar os nossos gabaritos de flyer, verá que todos eles estão na posição vertical. Caso você necessite fazer uma arte na orientação horizontal, o raciocínio será o mesmo dos cartões de visita. Considerando que o seu layout esteja com ângulo 0, você deverá rotacionar (tombar) a frente do seu arquivo (página 1) 90º e o verso (página 2) -90º.  Veja a ilustração a seguir:
tombar uma arte

tombar uma arte

Folder com dobra

E se o seu produto for um folder? Os materiais do tipo folder com 1 ou mais dobras, geram um pouco mais de dúvida e insegurança na desenvolvimento do layout. O raciocínio não é o mesmo que o dos cartões de visita, flyers e marca página, no entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Um detalhe muito importante que você deve se atentar é quanto ao formato das páginas do folder. Para evitar que quando dobradas as páginas fiquem encavaladas, é necessário que a página interna, indicada a seguir na cor azul, seja milímetros menor que as demais páginas. Para não ter erro, basta utilizar o gabarito fornecido pela gráfica, pois este já possui essa compensação.

Confira a ilustração a seguir e veja como é simples fazer a montagem do seu material:

Página 1 – Parte externa do folder

tombar uma arte

 

tombo

Viu só como não tem segredo? Seguindo as instruções de paginação e montagem que exemplificamos acima não tem erro. 
Ficou alguma dúvida? Coloque aqui nos comentários que explicaremos pra você 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This