bloqueio criativo

Como funciona o bloqueio criativo e como superá-lo?

Quem desempenha qualquer tipo de trabalho que exige criatividade sabe o quanto a inspiração é importante. Por isso, todos esses profissionais estão sujeitos ao terrível momento de olhar para a tela do computador e não ter ideia nenhuma do que fazer. Esse bloqueio criativo, que consiste na impotência de se conseguir ter ideias ou criar algo inusitado, não é nada incomum entre fotógrafos, escritores, designers, ilustradores e artistas, mas pode acabar com a produtividade e o ânimo de qualquer profissional.

Nesse post, você vai entender melhor essa incapacidade de iniciar qualquer trabalho e aprender a contornar esse problema através de algumas dicas simples para deixar a criatividade fluir novamente. Confira!

Seja gentil consigo mesmo

O bloqueio criativo pode ocorrer por várias razões, como cansaço mental, excesso de críticas interiores e necessidade de fuga emocional ou física. Por isso, a primeira e mais importante dica de todas é: não se force a criar nada quando não se sente apto para realizar essa tarefa.

Mesmo que você tenha um deadline para cumprir, enxergar a sua criação de forma preocupada, como uma tarefa a se fazer pode minar a sua produtividade e resultar em um aumento da sua frustração.

Por isso, tente entender o que está causando o seu bloqueio e valorize a espontaneidade dos seus pensamentos nessa hora. A criação sem propósito sempre deve ser priorizada em vez da obrigatoriedade de se produzir resultados. 

Saia de casa

Mudar de ares pode fazer bem para a sua cabeça. Isso porque explorar ambientes novos é capaz de relaxar e estimular sua mente em vez de desperdiçar seu tempo focando no seu problema de forma excessiva. Dessa forma, a sua inspiração pode aparecer de forma natural.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, uma simples caminhada pode ser um poderoso remédio para potencializar seus impulsos criativos.

Elimine distrações

Ainda que você esteja apenas checando uma notificação no seu Facebook ou conversando com alguém em suas redes sociais, exercer diversas atividades ao mesmo tempo é algo que pode sufocar sua criatividade.

Se você está se sentindo paralisado devido ao bloqueio criativo, reserve um pouco de tempo apenas para si mesmo e nada mais. Isso inclui desligar todos os seus aparelhos eletrônicos e tudo o que possa te distrair para otimizar seu tempo e trabalho.

Expanda seus horizontes

Criatividade e liberdade sempre andam juntas em qualquer processo de criação. Por isso, não se prenda somente ao assunto do seu trabalho. Você pode encontrar inspiração em uma playlist criada por você mesmo, um bom filme ou até mesmo um livro que já leu há muito tempo.

Busque por referências na pintura, música, tipografia, fotografia, literatura e inove as referências que você já possui. Criatividade nada mais é do que um trabalho de conectar conceitos e ideias para inventar algo original. Nesse âmbito, ”nada se cria ou se perde, tudo se transforma”.

Sofrer com um bloqueio criativo não é nada agradável, mas faz parte da rotina de muitos profissionais e artistas brilhantes, inclusive os que você admira. Por isso, entenda que cada um tem a sua maneira de lidar com isso e encontre a que funciona melhor com você!

Gostou desse post? Para continuar por dentro de nossas publicações, não deixe de nos curtir no Facebook, e acompanhar nossas novidades pelo Twitter, Google+, Pinterest e Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This