como fazer pós-vendas

Como fazer pós-vendas? Conheça 4 estratégias para garantir sucesso

Você acredita que o processo de venda termina na conclusão da compra do seu produto ou serviço pelo cliente? Se sim, é hora de repensar seus conceitos. Uma das estratégias de marketing mais importantes começa justamente após a conclusão da venda: o pós-vendas.

De maneira sucinta, essa estratégia nada mais é do que o atendimento realizado com o cliente após a conclusão da compra. O objetivo desse processo é fidelizar o cliente, oferecendo um atendimento de qualidade, que busque resolver quaisquer problemas que possam acontecer. Dessa forma, o cliente se torna leal, fidelizado e pronto para realizar novos negócios.

Quer saber como fazer pós-vendas de qualidade? Então confira nossas 4 dicas!

1. Mantenha o contato

Se o pós-vendas é a realização do atendimento de qualidade após a conclusão da transação, é claro que nossa primeira dica é que você deve manter um contato frequente com o seu cliente. Nessa hora o timing é essencial: contate o seu cliente fora dos períodos de venda, como início ou final do mês.

É importante se mostrar preocupado com a satisfação do seu cliente, procurando saber das suas necessidades. Posicione-se como uma empresa que busca resolver os problemas antes mesmo de se tornarem grandes preocupações e você terá um cliente que valoriza sua marca.

2. Identifique problemas antes do seu cliente

Ao manter um acompanhamento constante de cada cliente, é possível verificar se tudo está correndo da melhor maneira. Por isso, caso aconteça algum tipo de problema, sua empresa já estará pronta para atender, preferencialmente com um especialista.

Obviamente, nem sempre é possível antecipar o tipo de problema que possa vir a acontecer. Porém, ao manter o acompanhamento do caso bem próximo, sua equipe poderá resolver a situação prontamente. Afinal de contas, não há nada pior para o cliente em atendimento do que longos períodos de espera.

 3. Ofereça benefícios

Com um acompanhamento bem feito de cada cliente, você já é capaz de conhecê-lo melhor, entendendo seu perfil. E uma das melhores maneiras de fazer pós-vendas é oferecer benefícios para o consumidor.

Ao criar um programa de fidelização, você recompensará aquele cliente que é fiel à sua empresa. Clubes de vantagens, descontos em compras futuras, pequenos brindes são apenas algumas maneiras de beneficiar o seu consumidor fidelizado. Assim, além de garantir futuras compras, você criará um importante agente de divulgação da sua empresa.

4. Ofereça lançamentos exclusivos

Como você já conhece muito bem o seu cliente, consegue saber exatamente as necessidades e vontades dele. Por isso, quando tiver em mãos um produto novo, ofereça primeiro aos seus clientes mais fiéis, preferencialmente com algum desconto ou condição especial.

Dessa forma, além de mostrar que o conhece muito bem, esse tipo de estratégia cria condições favoráveis para converter compras que talvez não estivessem em vista. Lembre-se de categorizar seus clientes de acordo com necessidades, gostos e preferências, assim você poderá oferecer produtos que tenham uma chance real de serem comprados.

Agora que você sabe como fazer pós-vendas de maneira eficiente, que tal colocar essas estratégias em prática e fidelizar seus clientes? Se você gostou dessas dicas, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Comments (2)

    1. É isso aí, Mota! Isso prova que você está no caminho certo.

      Ficamos felizes que tenha curtido o nosso artigo 😉
      Para mais conteúdos bacanas como este continue acompanhando o nosso blog.

      Um abraço,
      Equipe KWG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This