clínicas veterinárias

Clínicas veterinárias e pet shops: quais materiais gráficos oferecer

Clínicas veterinárias e Pet shops, são ramos de negócio que precisam de forte divulgação, afinal, o mercado possui grande concorrência.

Além disso, muitas vezes os veterinários precisam ser chamados com urgência, o que aumenta a necessidade de um produto gráfico acessível, agradável e de fácil entendimento.

Descubra, como oferecer o melhor material gráfico para clínicas veterinárias e Pet shops!

Como criar a identidade visual de clínicas veterinárias?

Clínicas veterinárias e pet shops, trabalham não apenas com o aspecto técnico, ou seja, o tratamento e prevenção de doenças em animais, mas também com um aspecto emocional, que envolve a relação entre pessoas e seus bichos de estimação.

Por isso, é muito importante usar cores que transmitam calma e segurança nos materiais de identidade, desde o logo até os itens de papelaria. Tons de verde e azul são algumas das opções. Evite usar cores quentes, como vermelho e laranja (transmitem muita energia e agressividade) ou escalas de cinza (podem deixar uma sensação de pouca vida à clínica).

No material gráfico, considere trabalhar com elementos que quebrem o excesso de formalidade e façam o material ser mais agradável. Aqui, o uso de ilustrações de animais como mascotes e a aplicação de texturas relacionadas ao tema são excelentes para criar aproximação, especialmente com o público infantil.

Quais materiais gráficos devo usar?

Cartão de visita e cartões fidelidade

Começamos com o mais popular dos itens de papelaria: o cartão de visitas. Esse é um item indispensável para a criação de uma base de clientes. Certifique-se de que o cartão possua apenas as informações essenciais de contato, como endereço, telefone, incluindo um número para emergências, e e-mail.

Outro material bastante utilizado, são os cartões fidelidade. Geralmente relacionados aos serviços de banho e tosa, esses tipos de materiais contribuem para fidelização de clientes.

Pastas, papel timbrado e envelope

Destinados para a comunicação externa da clínica com fornecedores ou mesmo com clientes em alguns casos específicos, esses três itens podem ser de grande ajuda para o fortalecimento de sua marca, especialmente no caso do papel timbrado e envelope.

As pastas empresariais, também possuem uma distribuição muito grande quando o assunto é entrega de exames. E está aí um excelente material para você oferecer para as clínicas.

Afinal, ter um material de correspondência personalizado indica cuidado e profissionalismo, ao contrário do uso de papelarias genéricas. Para esses impressos, é interessante investir em um design com o uso das texturas, sempre de forma sutil e com baixa opacidade.

Documentação clínica

Toda clínica veterinária possui uma rotina interna e que demanda o uso das mais variadas documentações impressas, tais como:

  • carteiras de vacinação;
  • receituários;
  • fichas clínicas;
  • fichas de internação;
  • requisições para exames;
  • fichas de controle de pagamento;

Personalizar esses materiais melhora a presença da marca e leva segurança para o cliente. Além disso, também facilita seu armazenamento e organização, caso exista um layout único e facilmente identificável para cada tipo de documentação.

Ímãs, flyers e folders

Cuidar da divulgação externa também é importante, assim, pequenos impressos, como flyers, folders, além dos tradicionais ímãs de geladeira, cumprem muito bem sua função.

Por serem materiais mais informais, destinados ao contato diário com potenciais clientes, a criatividade pode ser trabalhada. A aplicação das mascotes e o uso de ilustrações, por exemplo, é amplamente recomendado.

Nesse post, vimos algumas dicas de como definir a identidade visual e escolher o melhor material gráfico para clínica veterinária, levando em conta as aplicações e a necessidade de uso de cada um. Com essas informações, será ainda mais fácil criar itens de papelaria incríveis para seus clientes! 

Gostou do texto e das ideias de material gráfico? Que tal agilizar a sua criação? Baixe agora um exclusivo template de receituário veterinário!

Comments (2)

  1. Obaa!!! Template top. Aproveitei essa estrutura para fazer um receituário para outro tipo de clínica. Muito legal KWG! Sempre nos ajudando. Parabéns!

    1. Vivaaa!!! \o/\o/
      Ei Wanessa, ficamos muito felizes que tenha curtido!!! Com pequenas adaptações dá para utilizar esse modelo de receituário para diversos tipos de clínicas mesmo!

      Continue nos acompanhando que semanalmente postamos conteúdos legais como este.

      Um abraço,
      Equipe KWG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This