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Argumentos de venda: 4 melhores dicas para vender um produto

Ainda que o seu negócio não seja focado diretamente em vendas, como são os comércios varejistas, ele precisa enfrentar desafios comuns a qualquer empresa, como persuadir os clientes de que seu produto é o melhor em relação à concorrência e para isso, é extremamente importante que os seus argumentos de venda estão bastante afiados.

Caso você não consiga convencer o consumidor, seu índice de vendas cairá e, consequentemente, o negócio terá sérios problemas para sobreviver no mercado.

Para evitar que isso aconteça, continue lendo o post de hoje e descubra como desenvolver os melhores argumentos de venda!

1. Atente-se às perguntas abertas e fechadas

Vender um produto ou serviço é um processo que consiste, basicamente, em conquistar algo por meio de diálogos, argumentos e contra-argumentos, como uma espécie de jogo.

Isso não significa que vence quem falar mais. Afinal, a opinião do cliente precisa ser ouvida e pode até mesmo fornecer informações valiosas sobre seu perfil, permitindo que você melhore os argumentos de venda durante a negociação.

Na posição de vendedor de um produto ou do seu próprio serviço, você deve evitar fazer perguntas fechadas, ou seja, aquelas que abrem margem para respostas curtas e simples como “sim” ou “não”.

Esse é o caminho mais curto para encerrar sua abordagem, evitando que você sequer possa argumentar mais. Portanto, faça perguntas abertas.

Por exemplo, em vez invés de perguntar: “Este é o serviço que você procura?”, que é uma pergunta que pode ser respondida com um simples “Não”, pergunte: “Qual é o serviço que você procura?”.

Esse tipo de pergunta “obriga” o cliente a falar um pouco mais sobre suas preferências, dando abertura para que você trabalhe melhor sua argumentação.

2. Aposte no senso de urgência

Ninguém quer perder a chance de aproveitar uma oportunidade única, principalmente quando se tratam de promoções e ofertas especiais.

Essa característica humana é muito aproveitada em forma de argumentos de venda, por exemplo pelas grandes companhias que lançam produtos “exclusivos” e por tempo “limitado” no mercado, estimulando o consumidor a adquiri-los enquanto pode.

O nome disso é senso de urgência, e esta técnica pode ser aplicada também em seu negócio, por meio de ofertas especiais com duração limitada, condições únicas de pagamento e preços irresistíveis.

É preciso que as informações fiquem claras e evidentes para os clientes, para que eles entendam que só têm alguns dias para aproveitar a oportunidade que sua empresa está oferecendo.

3. Invista em seu diferencial de mercado

Dentre todos os argumentos de venda que você pode utilizar, nenhum é superior ao que a concorrência não é capaz de reproduzir: o seu diferencial de mercado.

Toda empresa precisa ter um diferencial, algo que a destaca das demais em seu segmento de atuação.

Caso você não identifique isso em seu negócio, é a hora de parar e analisar tudo novamente. Qual é o seu ponto forte? Qual é a solução você oferece e que ninguém mais pode oferecer?

Algumas dicas de pontos que você pode explorar como diferencial:

Isso significa que você está apto a bater de frente com qualquer concorrente, desde que invista em seu diferencial de mercado com eficiência.

4. Fale a língua do cliente

Comunicação é tudo quando se trata de argumentação. Adaptar a forma como você se comunica com cada cliente não é um diferencial, como citamos no tópico anterior, mas sim uma necessidade de sobrevivência do seu negócio.

Cada cliente é único e é assim que ele deve se sentir ao entrar em contato com você.

Seu objetivo, no papel de vendedor do produto ou serviço em questão, é fazer o consumidor sentir que suas necessidades são compreendidas.

Por isso, evite usar palavras complexas e termos técnicos para mostrar que você tem mais conhecimento do que ele. Trate a todos com respeito e cordialidade, oferecendo uma atenção especial aos clientes mais velhos que você e aos idosos.

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