abrir uma agência

Abri minha agência. E agora?

Depois de muito esforço e determinação, você conseguiu abrir uma agência de design. E agora? Abrir uma empresa é só o primeiro passo. Criar um plano e gestão para sua agência é a melhor maneira de entrar no mercado com o pé direito. Saber exatamente onde é importante concentrar suas energias e de sua equipe já te coloca na frente na largada para o sucesso.

Mas como montar um plano de gestão? Quais pontos devem ser pensados e quais aspectos devem ser valorizados na hora de planejar o futuro da sua agência?

Abrir uma empresa é só o início — e todo início é muito desafiador. Uma empresa de design precisa criar projetos e coordenar vários setores ao mesmo tempo, além de lidar com a expectativa dos clientes, que esperam sempre o melhor que sua agência tiver para oferecer.

Criamos, então, uma lista com 6 pontos fundamentais que você deve colocar no seu plano de gestão. Confira.

1. Planejamento é a alma do seu negócio

Nenhum navio pode navegar sem uma rota, certo? Pois é exatamente isso que o plano de negócios será para sua agência. Ter um plano de negócios estabelecido desde seus primeiros passos vai permitir que você e toda a sua equipe saibam exatamente quais as metas a serem batidas, os objetivos a serem alcançados e o caminho para chegar até eles. É a melhor maneira de garantir que todos estão indo na mesma direção.

Documente todos os processos desenvolvidos, o que funcionou ou não, e use esses dados para aperfeiçoar e criar planos mais detalhados e precisos. Se você sabe onde quer chegar, fica mais fácil para descobrir como alcançar, então aposte nisso.

2. Tenha uma equipe alinhada e preparada

Ter uma equipe que esteja de acordo com seus objetivos para a empresa é essencial. É necessário que a comunicação entre os diferentes departamentos seja eficaz e clara, não deixando dúvidas sobre processos, meios de trabalho, procedimentos ou solução de problemas. Uma comunicação interna que flui vai tornar possível a resolução de problemas internos e externos, economizando tempo, dinheiro e muita dor de cabeça para você e seu time de funcionários.

Investir em treinamento e capacitação também é essencial. É necessário que cada colaborador apresente seu melhor e se mantenha atualizado com as tendências e técnicas de um mercado. Essa é uma excelente maneira de garantir não apenas o melhor para seus clientes, mas também a fidelidade de um colaborador que cresce junto com seu negócio. Valorizar os talentos que compõem sua empresa é crucial.

3. Estabeleça uma boa relação com os clientes

Não é o bastante desenvolver uma relação com os clientes apenas quando se está tentando vender um serviço. A pós-venda, por exemplo, é tão importante quanto. São esses clientes que vão espalhar seu nome e fazer o boca a boca tão importante para o desenvolvimento da sua marca. Esteja presente, mantenha contato com o cliente para saber como seu trabalho o está ajudando e incentive-o a compartilhar os benefícios dos seus serviços com conhecidos e amigos.

Incentive seus colaboradores a conversar e interagir com seus clientes sempre que possível, de maneira profissional e séria. Mantenha seus contatos e peça feedbacks sobre o atendimento e resultados — clientes gostam de sentir que sua opinião importa e ficarão felizes em recomendar seu trabalho se forem bem atendidos. A fidelização do cliente é de três a cinco vezes mais barata do que a captação de um novo cliente, portanto invista em quem acredita em você desde o início.

4. Use os números a seu favor

Conhecer a fundo suas finanças (ou ter alguém de confiança que conheça) é obrigação de todo empreendedor.  É necessário saber cada detalhe para que você saiba exatamente onde aplicar, ou em qual área você deveria estar investindo mais ou fazendo mudanças. Criar um orçamento, saber todas as despesas e pagamentos e entender quais investimentos têm dado bons resultados ou não são atitudes fundamentais para um funcionamento saudável e próspero.

Com segurança na parte financeira, fica mais fácil se preparar para enfrentar momentos de crise, criar projetos que trarão melhor retorno, programar aumentos de salário e gratificações para incentivar sua equipe, além de muitos outros benefícios. Finanças saudáveis fazem o seu negócio saudável.

5. Incentive a criatividade de sua equipe

Desenvolva um ambiente onde seus colaboradores possam criar e aprimorar ideias sem medo ou preocupações. Nem toda ideia precisa ser a ideia de um milhão de dólares, mas entender o processo criativo de alguma pode ser responsável por acender a luz para ainda mais realizações para a agência. Faça reuniões periódicas onde sua equipe possa expor sua visão e apresentar soluções criativas. Crie um ambiente seguro onde todos possam compartilhar suas ideias sem medo de represálias.

Uma vez que grande parte do dia a dia de uma agência de design é criar, garantir que sua empresa é um lugar onde a criatividade seja encorajada e recompensada trará resultados incríveis não só para seus clientes, mas também para seu time de profissionais. Um ambiente propicio para inventar e inovar é um ambiente com mais chances de sucesso.

6. Invista em softwares de gestão de projetos

O desenvolvimento de diversos projetos simultaneamente pode causar muita confusão na sua agência de design se um bom sistema de gerenciamento não estiver implantado, e os softwares podem ser o melhor amigo de sua equipe nessas horas. São prazos, custos, ideias e objetivos a serem organizados, e tudo precisa funcionar da melhor maneira possível. Escolha um software de sua preferência e documente cada passo: isso vai facilitar o trabalho em equipe e agilizar os processos.

Tais softwares também facilitam a comunicação interna de sua equipe, já que todas as informações estarão concentradas em um único lugar. Já vimos ali em cima como isso é importante para o sucesso de sua agência, não é mesmo?

Abrir uma empresa é só a ponta do iceberg. Desenvolver uma gestão forte e estabelecer sua empresa no mercado pode ser complicado. Mas, seguindo esses passos você dará o pontapé inicial para o sucesso de sua agência de design.  E nós, estamos aqui para te ajudar.

Entre em contato conosco através do nosso site e conheça nossos serviços e produtos. Temos o melhor para ajudar a consolidar sua marca e satisfazer seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This