ferramentas gratuitas para criação

8 ferramentas gratuitas para criação online

Quando seu computador o deixa na mão ou os softwares de sempre resolvem dar problema, não precisa se desesperar! Hoje, felizmente, existem muitas opções para criar imagens online gratuitas do modo mais profissional possível. Assim, as redes sociais continuam atualizadas e com posts de qualidade.

A seguir, falaremos sobre 8 ferramentas gratuitas para criação online para que você saiba em qual apostar, mostrando os diferenciais de cada uma e em que casos são úteis.

Portanto, acompanhe o texto e encontre alternativas para ajudar até aqueles que não entendem quase nada de design.

8 ferramentas gratuitas para criação online:

1. BeFunky

Uma das ferramentas mais completas é o BeFunky, que se divide em funções gratuitas e pagas. Ele faz as vezes de editor de foto e também permite a criação de colagens, mas é o “kit designer” que se destaca.

Nesse modo de uso, encontram-se modelos prontos para que você possa criar imagens utilizando recursos de arrastar e colar. Além dos muitos elementos de design disponíveis, o BeFunky tem uma parceria com Pixabay, disponibilizando mais de 420.000 imagens que podem ser utilizadas de forma gratuita.

Caso precise fazer um banner ou um folheto, aposte nessa ferramenta.

2. Canva

Se você busca facilidade, o Canva é a ferramenta para criar imagens online que deve entrar para sua lista de favoritos. Ele também conta com um banco de imagens, mas a maioria é paga. No entanto, você sempre pode fazer o upload da foto que deseja utilizar.

Um de seus pontos altos é a variedade de formatos pré-programados que a ferramenta oferece. Precisa de um post para Facebook, um cabeçalho para o Twitter ou uma capa de revista? Sem problemas, o Canva sabe as dimensões exatas de cada um desses e de muitos outros.

Há também várias opções de fontes e de ícones, capazes de transformar qualquer imagem e a tornar única. Aliás, você pode salvar o resultado final tanto em JPEG quanto em PDF.

3. PiktoChart

As outras ferramentas que apresentamos por aqui até contam com recursos para montar infográficos, mas nenhuma delas é tão completa quanto o PiktoChart. Ele foca em apenas três modelos de artes principais para montar, mas aprofunda-se mais nos recursos oferecidos. São eles: infográfico, apresentação e printable.

Só para os infográficos, por exemplo, existem templates prontos em versões gratuitas e pagas. Esses templates são totalmente customizáveis. É possível mudar cor, adicionar ou remover itens, incluir imagens próprias e manipular os arquivos como desejar.

Também é bastante útil para apresentações, deixando gráficos e mapas visualmente mais atraentes. Basta importar os números, escolher a formatação e personalizar.

4. Adobe Spark

Caso você não tenha muita habilidade em softwares de criação de imagens mais complexos, a Adobe, responsável pelo Photoshop e pelo Illustrator, criou uma ferramenta mais intuitiva e de fácil utilização: o Adobe Spark. Ele é gratuito tanto pela Internet quanto por aplicativos para o celular.

A ferramenta permite que os usuários criem imagens para as redes sociais, incluindo até mesmo flyers para divulgação online, além de layouts para sites e vídeos.

Outro recurso disponível no Adobe Spark é um editor de áudio, que pode ser utilizado para criar uma vinheta para o YouTube, por exemplo.

5. Recite

Sabe aquelas imagens com frases motivacionais ou mesmo suas “primas”, com frases engraçadinhas que são feitas seguindo o mesmo molde? Não é segredo para ninguém que elas geram um bom engajamento nas redes sociais, incitando os usuários a compartilharem com os amigos.

Para criar uma dessas, basta usar o Recite. O webapp funciona diretamente no navegador e também é bastante intuitivo: você escreve a frase, escolhe o modelo em que ela será aplicada e pronto!

Com a imagem criada, é só compartilhar diretamente no Facebook, Pinterest, Tumblr ou mesmo fazer o download direto.

6. Word Swag

O Word Swag possui praticamente a mesma finalidade do Recite. Porém, diferente do outro, o aplicativo é disponível para download gratuito tanto para Android quanto para iOS.

Outro diferencial entre as duas ferramentas é que, enquanto o Recite só permite que você altere modelos oferecidos pela ferramenta, no Word Swag, é possível escolher uma foto de sua galeria e também definir a fonte que deseja utilizar.

O arquivo final pode ser salvo em seu celular ou mesmo postado diretamente nas redes sociais. Prático, não é mesmo?

7. Pixlr

De todos, o Pixlr é o que mais se assemelha ao Photoshop. Essa é a ferramenta indicada para quem precisa editar fotos e as transformar em materiais para redes sociais. O site é dividido em duas áreas principais: o Pixlr Editor e o Pixlr Express.

Já possui familiaridade com softwares de edição de imagens e tem uma ideia definida do que precisa fazer? Então recorra à primeira opção, que permite que o usuário trabalhe com várias camadas de imagem.

O Pixlr Express é mais simples de se utilizar e permite a montagem de mais de uma foto ou a edição de uma imagem única. Além da grande variedade de filtros, também conta com efeitos que imitam câmeras analógicas.

Você pode fazer upload de imagens de seu computador, tirar uma foto pela webcam na ferramenta para editar ou mesmo pegar de uma URL.

8. Crello

O Crello já foi citado pelo Entrepreneur, site especializado para empreendedores, e pela revista Observer como um dos melhores serviços online para criação de imagens. Ele, no entanto, é focado no uso para redes sociais. São mais de 12.000 modelos pré-definidos!

É só escolher o template, editar e salvar da forma como preferir. Mas, antes que você se anime, alguns desses modelos são pagos.

O ponto alto dessa ferramenta é a possibilidade de criar posts animados, ou seja, imagens que possuem efeitos para dar a sensação de movimento. Não é incrível?!

Apesar de algumas das ferramentas apresentadas precisarem de uma noção maior de design, todas elas são de fácil utilização e bastante intuitivas. Assim, é certo que o material criado não deixará nada a desejar.

Agora que você sabe por onde começar a criar imagens online gratuitas, que tal aprender a vender seu peixe? Então aproveite e baixe nosso ebook com o guia de marketing para designers freelancers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This