melhores livros de design

7 livros de cabeceira que todo designer deve ler

A leitura expande conhecimentos e transforma a maneira de pensar. E uma fonte poderosa para buscar informações confiáveis está no livro. Ter em mente quais são os melhores livros de design pode ajudar você a ser um profissional qualificado no assunto. Acompanhe o post!

Os melhores livros de design para ler já!

Separamos 7 sugestões dos melhores livros de design para você testar e aprofundar conhecimentos. Não deixe de conferir!

1. Curso de design gráfico: princípios e práticas

Escrito pelos autores David Dabner, Sandra Stewart, Eric Zempol e Mariana Bandarra, este livro é ótimo para começarmos nossa lista. Por mais que você já esteja no mercado, rever conceitos básicos é fundamental para manter uma base sólida de conhecimento.

A obra traz os principais conceitos do design gráfico, compreendendo ensinamentos para mídias impressas, animação, diagramação e mídias digitais. Você pode adquirir o livro no site da GG Brasil.

2. Princípios universais do design

Na mesma linha da sugestão anterior, este livro abrange conceitos práticos de todo o universo do design, sendo considerado uma referência interdisciplinar da área. Além de abordar o design gráfico, é possível acompanhar a metodologia por trás da criação e desenvolver uma boa percepção sobre os fundamentos do design.

São 125 princípios, cada um composto de uma página de explicação do assunto e outra de exemplos práticos. Assim, você acaba tendo um ótimo referencial nas mãos.

3. Elementos do estilo tipográfico

Escrita pelo norte-americano Robert Bringhurst, esta obra traz a tipografia em sua forma mais completa.

História, arte e ciência fazem deste um livro obrigatório para qualquer profissional gráfico. É inquestionável que a tipografia e o design caminham lado a lado, afinal, muitas vezes ela é o principal elemento de comunicação em uma peça gráfica.

Elementos do estilo tipográfico reúne seções sobre proporção, formas, harmonia e layout por meio de uma linguagem fluida e, de quebra, uma tradução extremamente fidedigna ao português.

4. 100 ideias que mudaram o design gráfico

Saindo um pouco da abordagem mais conceitual, este livro discute as mudanças sofridas no design gráfico no decorrer do século XX. Os autores, Steven Heller e Véronique Vienne, falam sobre as transformações do passado e seus inúmeros desdobramentos.

Com uma linguagem divertida e acessível, esta obra desperta a curiosidade e pode ser um estudo de grande importância para entender o que o futuro reserva aos profissionais do ramo gráfico.

5. O processo do design gráfico: do problema à solução

Os autores Nancy Skolos, Thomas Wedell e Marina Mariz trazem em sua obra 20 estudos de caso com uma seleção de metodologias adotadas pelos designers.

Com propósito mais investigativo, o livro trata do nascimento de um projeto gráfico, desde o início do processo criativo até a solução final.

Cada um dos 20 casos apresentados abordam uma maneira de conduzir a prática do design e mostram que é importante saber qual é o modo adequado de se trabalhar cada projeto.

6. O livro da gráfica

Escrita pelo brasileiro Claudio Ferlauto, a obra compreende os temas centrais relacionados à gráfica.

O autor cria um universo de história, curiosidades e informações relevantes para quem quer testar os conhecimentos em design gráfico.

Conhecer tipografia, cores e técnicas de reprodução é essencial para adentrar no mundo da gráfica, e a obra aponta esses tópicos no estudo da perspectiva do design gráfico para o futuro.

7. História do Design Gráfico

Escrito pelos autores Philip B. MeggsAlston W. Purvis e CID KNIPEL, este livro com 720 páginas e mais de 1300 imagens coloridas, aborda desde a invenção da escrita, a invenção dos tipos móveis por Gutenberg no século XV, passa pela Revolução Industrial e artes gráficas do século XIX, até o design pós-moderno e a era digital nos séculos XX e XXI.

O livro reúne movimentos, obras e personalidades que influenciaram o design gráfico, registrando suas inovações e a contínua evolução do design. Este é com certeza um livro que vale muito a pena o investimento e gera desejo em todo estudante de design.

Um profissional gráfico precisa estar atento às práticas do design, tendo um conhecimento que vai dos conceitos básicos até tópicos de grau mais complexo, com olhar crítico e reflexão sobre o processo de trabalho. A leitura dos melhores livros de design pode ajudar (e muito) você a se estabelecer como autoridade nesse mercado.

Então, se você se interessou por essas sugestões e quer ficar ainda mais por dentro do que acontece no universo do design gráfico, não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Google+!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This