6 dicas para conquistar o cliente e fazê-lo se encantar pela empresa

conquistar o cliente

Qual empresa não gostaria de ser lembrada pela excelência de seus produtos ou serviços? O segredo é saber conquistar o cliente e depois fidelizá-lo, tarefa que exige uma dose generosa de dedicação e algumas táticas.

Hoje sabemos que a simples presença de uma marca nas redes sociais já não é suficiente para manter um bom relacionamento com o consumidor e conquistar o cliente. É necessário ir além, participando da vida das pessoas que já prestigiam o seu negócio, bem como construindo um engajamento com potenciais clientes.

Essas estratégias trazem inúmeros benefícios que contribuem com a boa imagem da empresa e até com a economia nos gastos de atendimento ao cliente. Para isso não é necessário uma mega equipe de atendentes — basta aprimorar o seu feeling com as suas próprias habilidades para cativar as pessoas.

A seguir apresentamos seis dicas que podem ser muito úteis. Então, que tal dar uma conferida?

1. Invista na sua marca

Atrair o cliente certo para o seu tipo de negócio tem relação direta com a imagem que a sua marca transmite. É ela que comunicará os seus valores, a sua missão e os objetivos.

Por isso, é fundamental que o seu conceito demonstre confiança e segurança para o seu público-alvo. Essas qualidades se traduzem em linguagem clara, atraente, de fácil compreensão.

Construir o conceito de marca não é tão simples quanto a maioria das pessoas imagina. O processo é minucioso e, para ter bom resultado, é recomendável a contratação de profissional habilitado. Além disso, o serviço ou produto deve oferecer o melhor desempenho para que o público fique verdadeiramente encantado e permaneça fiel a você.

2. Trate o seu cliente como se fosse o único

Vencida a etapa de atração pelo conceito da marca, começa a fase de interação com o cliente. Essa talvez seja a mais trabalhosa das tarefas! Em um mundo cada dia mais competitivo, as empresas têm investido nas mais diversas formas de tratamento diferenciado para atrair e conservar a clientela.

No entanto, a boa e velha fórmula da camaradagem que prioriza a relação de amizade ainda é o método mais assertivo. Depois de passar pelo período de conquista do cliente, é muito importante estabelecer um vínculo demonstrando interesse pelos sentimentos da pessoa.

Após uma compra ou o fechamento de um contrato, por exemplo, é muito simpático enviar por mala direta um agradecimento personalizado para aquele cliente. Esse tipo de “exclusividade” cai muito bem e costuma ser lembrado de forma positiva.

Aproveite as oportunidades certas para fazer elogios sinceros e sutis. Gostar de receber uma “massagem no ego” é algo perfeitamente humano, e em determinados momentos todos precisamos. Tome apenas o devido cuidado para não ultrapassar o limite do bom senso e cair na armadilha da bajulação.

3. Crie empatia e confiança

O tratamento personalizado, muitas vezes, evolui para amizade e consolida uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. Ao se colocar no lugar do consumidor, você adquire muito mais facilidade para entender suas necessidades e, com isso, entregar exatamente o que ele precisa.

Lembrar que você está lidando com pessoas, dando a elas um tratamento humanizado, é o caminho mais curto para o sucesso das vendas. Ao ser empático, com sinceridade, você verá como o seu cliente corresponderá a isso. Ele se tornará fiel à sua marca, a ponto de não a trocar por nenhuma outra, mesmo com preços mais baixos e de qualidade equivalente.

Nos dias de hoje, é essencial compreender que as relações de negócio baseadas apenas no lucro estão perdendo terreno rapidamente. O público está muito mais exigente e ciente do seu valor. A alta competitividade introduziu essa norma naturalmente. Portanto, cliente feliz é a maior garantia de prosperidade nos negócios.

4. Resolva os problemas do cliente rapidamente

Os problemas fatalmente surgem, apesar do empenho da empresa na sua organização interna. No entanto, o que mais importa para o cliente é que a resolução seja feita com o máximo de eficiência e rapidez.

Pode acontecer um deslize na hora de cumprir algum detalhe firmado em um contrato de prestação de serviço ou entrega de algum produto. O aborrecimento será inevitável. Mas poderá ser prontamente perdoado caso a sua equipe decida resolver a pendência rapidamente e com a devida justificativa.

A prontidão na reparação de um erro é um ato tranquilizador e, certamente, será suficiente para ver os clientes mantendo a preferência pela sua marca. Por isso, fique sempre alerta para atender e resolver os imprevistos com a maior rapidez possível.

5. Ofereça benefícios em compras futuras

Todo consumidor, quando elege uma marca como preferida, faz isso não apenas em função do produto. O cliente fiel leva muita coisa em consideração, e uma delas, frequentemente, tem a ver com alguns “mimos” ou benefícios concedidos em compras futuras.

Após a realização da venda, é conveniente oferecer um desconto ou bônus na compra seguinte. Esse tipo de atitude fortalece os laços entre você e os seus clientes, servindo como incentivo constante.

Além disso, fique atento à forma como você propõe esses descontos. Que tal investir em cartões personalizados e até mesmo uma ligação inesperada? Assim, você cria uma simpática oficialização do desconto exclusivo. O contato por meio da voz produz um efeito mais impactante que um simples e-mail.

6. Mantenha canais de comunicação próximos e eficientes

Tudo o que foi exposto até agora reforça a necessidade de manter a qualidade do atendimento como estratégia para atrair e conquistar o cliente. Mas, para otimizar esse atendimento, é interessante utilizar algumas ferramentas e canais de comunicação que aproximam a empresa do seu público. Vejamos alguns:

Redes sociais

Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e outras promovem interação instantânea entre as empresas e os consumidores. São canais em que as pessoas podem trocar ideias, tirar dúvidas e manterem-se atualizadas das novidades.

Chat atender

Em sites corporativos, o chat atender é muito eficiente. Esse tipo de atendimento tem crescido bastante em razão de comunicação instantânea e prática, feita diretamente na web.

Se todo consumidor precisa de agilidade para a resolução de suas dúvidas, essa ferramenta cumpre bem o seu papel. Os chats economizam tempo e evitam o aborrecimento da espera de uma resposta durante horas ou dias.

Aposte nos chat online para conquistar o cliente!

Softwares de gerenciamento de dados

Esses aplicativos auxiliam na composição do histórico dos clientes com esboços de seus perfis. É uma forma de garantir atendimento personalizado para cada um deles, tomando-se o cuidado de manter todos os dados seguros.

A era competitiva que estamos vivendo levou as empresas a aperfeiçoarem os seus sistemas de interação com o público consumidor. Hoje, conquistar o cliente é o primeiro e mais importante passo para garantir o sucesso de um empreendimento.

Se você já usou alguma dessas estratégias para conquistar o cliente na sua empresa? Aproveite e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This