materiais gráficos para escolas

Materiais gráficos para escolas e instituições de ensino

Os materiais gráficos para escolas e instituições de ensino são fundamentais para o funcionamento desses estabelecimentos. Eles garantem a comunicação interna adequada, bem como oferecem excelentes soluções de promoção e divulgação.

Como estão ligados ao sucesso de atuação, eles criam uma ótima oportunidade para o revendedor gráfico. A melhor forma de aproveitar essa possibilidade, portanto, é ao reconhecer quais são as principais necessidades.

A seguir, veja 5 materiais gráficos para escolas e instituições de ensino e saiba como usá-los a seu favor.

5 materiais gráficos para escolas e instituições de ensino

1. Papel timbrado

O papel timbrado é muito importante para a comunicação das escolas e das instituições de ensino em geral. Ele serve tanto para a troca de informações internas quanto para o contato com os alunos e seus responsáveis.

É conhecido por ter uma identidade visual marcante e condizente com o local. Em geral, tem cabeçalho e rodapé, onde é mais comum que estejam as informações principais, como contato e endereço.

Trata-se de um material indispensável porque, em primeiro lugar, padroniza e profissionaliza a comunicação. O reforço da identidade visual ajuda a escola a se posicionar corretamente e há a transmissão de uma imagem melhor.

Além disso, é uma maneira de trazer maior segurança à troca de dados — afinal, ninguém quer encarar uma fraude, não é? Como o papel timbrado é exclusivo para a gestão, pais e alunos têm certeza sobre a origem do contato.

Na versão offset, pode aparecer em várias gramaturas. Também surge na versão reciclada, de acordo com os interesses do lugar. Para completar, há diversos esquemas de cores na impressão. Com isso, é viável atender a várias necessidades.

2. Envelope

Outro entre os materiais gráficos para escolas e instituições de ensino é o envelope. De certo modo, é o par perfeito do papel timbrado e aumenta a robustez da comunicação.

O envelope ofício é especialmente útil para o uso do papel timbrado. Nele, podem ser enviados comunicados e outros elementos, já que ele permite que sejam feitas duas ou três dobras em um papel A4 tradicional. É aquele típico envelope de cartas e é muito conveniente.

Enquanto isso, o envelope saco é o maior e comporta uma folha A4 sem exigir dobras. É ideal para o envio de materiais que exigem um cuidado especial. O histórico escolar original ou uma declaração importante não devem ser enviados de um jeito dobrado, certo?

Assim como o papel timbrado, ele contém elementos característicos da identidade visual da instituição. Dependendo das necessidades, pode ter gramatura maior ou menor e pode, até mesmo, ser feito de material reciclável.

3. Agenda

Dar conta de todas as obrigações escolares sem planejamento não é fácil, certo? Os professores precisam organizar suas aulas e provas, enquanto os alunos têm que planejar os estudos. Até os funcionários devem ter visibilidade sobre as tarefas, como reuniões e contas a pagar.

Para garantir que tudo isso seja executado facilmente, existem as agendas. Produzidas sob medida, são distribuídas a profissionais e até a alunos, como na hora da matrícula. A presença de calendário, espaço para informações pessoais e folhas pautadas garante um importante auxílio na organização.

A instituição que recorre a esse material gráfico normalmente é bem-vista tanto pelos colaboradores quanto pelos pais e alunos. Trata-se de um jeito de acompanhar a rotina mais facilmente, além de melhorar o cumprimento de responsabilidades.

Para o revendedor gráfico, é válido oferecer esse material porque ele aparece em vários tamanhos e acabamentos. Em alguns casos, é possível personalizar o miolo, com páginas que seguem a comunicação visual. O resultado, então, pode ser especialmente interessante e há como atender melhor às necessidades de cada instituição.

4. Cartão de visita

Qualquer profissional da área gráfica que se preze sabe que um cartão de visita é um dos elementos indispensáveis para todo negócio. Isso não é diferente com as escolas e instituições de ensino.

Muitas vezes, um aluno ou responsável precisa fazer uma ligação, mas não sabe a qual número ou meio recorrer. Ou alguém interessado em realizar uma matrícula não sabe como entrar em contato. Sem um cartão de visita, essas oportunidades podem ser desperdiçadas — e elas custam caro!

Por isso, é oportuno que a instituição conte com um cartão bem elaborado, de alta qualidade e que ajude a oferecer o básico do contato com alunos e possíveis interessados.

O ideal é que ele seja bastante atraente e diferenciado, mas sem perder o aspecto útil de apresentar os dados mais importantes. Dependendo do plano de comunicação da instituição, ele é deixado na secretaria ou, também, pode ser distribuído para potenciais oportunidades.

O cartão pode ser duplo ou não, além de ter cantos retos ou arredondados. Para completar, há diversas gramaturas, papéis especiais e laminações diferentes. Com isso, há uma grande gama de elementos que podem ser ofertados aos clientes de um revendedor do ramo.

5. Catálogo institucional

Escolher uma instituição de ensino é uma decisão complexa e que exige uma grande consideração. Não dá para decidir em qual escola ou faculdade fazer uma matrícula sem pensar bem, não é mesmo?

Como sabem disso, as escolas, as faculdades e os locais do tipo recorrem ao catálogo institucional. Nele, estão todas as informações pertinentes, como corpo de professores, valores das mensalidades e estrutura.

Esse é um recurso muito usado pelas faculdades, que precisam demonstrar ainda mais capacidade de oferecer uma boa formação.

Para transmitir a imagem correta, o catálogo tem que ser bem elaborado e impresso com qualidade. Além de seguir a identidade visual de todos os outros recursos, esse elemento deve gerar uma boa experiência.

A gramatura varia de acordo com o desejado, assim como o tamanho e a quantidade de páginas. O acabamento variado também é importante e precisa ser consistente com as demais produções. Eventualmente, a existência de um catálogo realmente diferenciado e esclarecedor pode levar à tomada de decisão sobre a matrícula.

Ao reconhecer os principais materiais gráficos para escolas e instituições de ensino, sua atuação na revenda é a mais favorecida. Para oferecer itens de alta qualidade, não deixe de contar com os parceiros certos e obtenha o melhor desempenho!

Para ter outras dicas e acompanhar as novidades do mercado gráfico, nos acompanhe no Facebook, Twitter, Youtube e Google+ e não perca mais nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This