5 dicas incríveis para ter ideias criativas

ter ideias criativas

Muitos acreditam que para trabalhar e solucionar problemas com criatividade seja preciso nascer com um dom. Se você pensa assim, não precisa desanimar. Ter ideias criativas não depende de sorte, não é exclusividade de pessoas que já crescem com essa habilidade.

Como tudo na vida, ser criativo é uma questão de prática. E, por esse motivo, existem técnicas de criatividade para você treinar e melhorar a forma de lidar com os mais diversos problemas do dia a dia.

Que tal aprender algumas dicas e colocá-las em prática? Continue lendo o artigo e confira 5 super dicas de como ter ideias criativas.

Como ter ideias criativas?

Ideias interessantes podem passar pela mente nos momentos mais inesperados. Pode ser durante um encontro com os amigos no bar, enquanto você está tomando banho para ir ao trabalho, quando está fazendo uma caminhada até a padaria para tomar o café da manhã ou quando já está enrolado na coberta pronto para dormir. Então, o que fazer para trabalhar suas ideias da melhor maneira?

1. Anote, anote e anote. Sempre!

Quando a ideia surge, é normal imaginar que ela é tão boa que não vai ser esquecida. Mas não é bem assim que acontece. Quantas vezes você já pensou em algo que julgou incrível, mas acabou deixando de lado e perdendo aquela lembrança da memória?

Assim, para evitar esse tipo de esquecimento, a dica é simples: anote! Tenha sempre um bloquinho de anotações ou sketchbook por perto. Escreva a ideia no momento em que ela vier à mente. Caso não tenha esse costume de sair com bloquinho, use o celular. Sabemos que esse aparelho está quase sempre ao alcance, então é só abrir um aplicativo de notas e anotá-la. O importante é não deixar de anotar.

2. Pergunte

Ao deparar com um inconveniente, tente encará-lo de forma abrangente, sem ficar limitado ao problema em si. Para isso é interessante pensar em perguntas sobre o problema, não apenas como solucioná-lo.

Digamos que você tenha o costume de esquecer as chaves de casa no trabalho. Não basta se perguntar como parar de esquecer as chaves. É preciso tentar outras alternativas para fazer com que o cérebro consiga trabalhar de forma mais eficiente. Por exemplo: “Onde costumo esquecer as chaves?”, “Como criar maneiras de lembrar das chaves?”, entre outras perguntas que possam ampliar as possibilidades.

3. Discuta com outras pessoas

Muitos ambientes profissionais vêm apostando em formar equipes multifuncionais. Dessa forma, é interessante aproveitar a diversidade de pessoas para debater os problemas. Cabeças diferentes vão pensar em maior número de possíveis soluções.

Nesses casos, existe uma técnica chamada brainstorming, que ajuda a organizar esses debates. Trata-se de selecionar temas e jogá-los para a equipe, que deve — durante um tempo estabelecido — falar palavras que venham à mente ao pensar no tema. O mais importante é não ficar selecionando o que dizer, deixando a etapa de filtragem das palavras para o final do exercício.

4. Fique atento

Não se limite a conhecer apenas coisas relacionadas ao seu gosto pessoal. Estar aberto e disposto a se interessar por novidades é uma ótima maneira de exercitar o cérebro criativamente. Esteja sempre atento às novas possibilidades de conhecimento, como assistir a filmes e ler livros das mais diversas áreas, sair para lugares novos com amigos, se possível, fazer viagens diferentes.

Tudo isso ajuda a manter a mente aberta às diversidades do mundo, o que amplia o leque de conhecimentos e, consequentemente, faz abrir os olhos para pensar em novas soluções.

5. Faça pausas para se distrair

É importante lembrar que a mente fica cansada ao trabalhar por muito tempo. Então, a última dica é não esquecer de fazer pausas. Desligar-se do problema por alguns minutos — seja para tomar um café, seja para fazer uma pequena caminhada — é essencial para que, ao voltar a encarar a tarefa, você consiga enxergar todos os detalhes da situação com mais clareza.

Viu como ter ideias criativas pode ser mais fácil do que você imaginava? Basta investir um pouquinho de tempo e se dedicar, praticando as dicas que mostramos aqui. Você vai perceber que a cada dia será mais fácil encarar os problemas com abordagens criativas.

Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Os seus amigos também vão gostar de aprender a como ter ideia criativas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This