5 dicas de como divulgar serviços de Design

divulgar serviços de design

Divulgar serviços de design não é tarefa das mais simples, certo? A profissão ainda é desconhecida por muita gente e costuma ser vista como uma atividade lúdica, de pouca seriedade.

Por isso, mostrar o valor desse trabalho pode ser um desafio e tanto, principalmente para quem está começando a se aventurar na carreira. Ser visto como um profissional sério exige mais que talento. É fundamental reunir algumas estratégias para ganhar visibilidade e atrair clientes.

No post de hoje, apresentamos dicas simples que podem ser úteis para a divulgação dos seus serviços. Acompanhe e saiba como começar!

5 dicas de como divulgar serviços de Design

1. Escolha o cliente certo

Essa etapa é a mais importante e desafiadora para todo designer: escolher o cliente certo, principalmente aquela empresa pequena que não investe em design. Também vale focar em quem está começando agora e precisa de um empurrãozinho para ser notado no mercado, como os donos de mercearias de bairro, lojas, escritórios, etc.

Muitas vezes, essas empresas menores não investem em design porque não conhecem um profissional da área e não sabem como encontrar um. É nesse momento que você aparece, não sem antes avaliar se é viável apresentar-se e oferecer serviços para impulsionar a marca em questão.

Para alguns negócios, o design profissional “não faz diferença”. Um exemplo é uma borracharia do bairro cujo dono desenhou a própria “marca” e acredita que está tudo resolvido. Casos como esse requerem cautela antes de uma iniciativa, mas cada situação é única. Arriscar é inevitável na maioria das vezes.

2. Elabore um portfólio

Com um portfólio você pode e deve exibir todo o seu potencial. Afinal, para atrair clientes nessa área, é necessário ter o que mostrar, não é mesmo? Para quem está começando e ainda não acumulou material suficiente para publicar, existem outras alternativas.

Projetos fictícios, por exemplo, funcionam como excelentes oportunidades para você imprimir toda a sua veia criativa, já que não estará limitado às exigências e limitações de outra pessoa.

Trabalhar para ONGs e instituições de caridade também ajuda e valoriza o seu portfólio. Então, seja criativo, organizado e destemido para entrar no mercado e permanecer.

3. Amplie as formas de contato

Conecte-se de todas as maneiras possíveis! Um designer freelancer de sucesso precisa ser acessível aos clientes. Lembre-se que tudo depende de você mesmo, portanto, além de um telefone fixo, providencie um celular carregado 24 horas — de preferência, com mais de uma operadora.

Um número com WhatsApp é cada dia mais indispensável para negociações profissionais, inclusive para divulgar serviços de Design. Também é interessante manter perfis nas redes sociais mais interessantes para essa área, como Facebook, Instagram, LinkedIn, e outros.

4. Aposte em redes sociais e marketing digital

É nas redes sociais que você terá toda a amplitude para publicar seus projetos e chamar a atenção dos usuários de internet. Escolha aquelas que mais têm a ver com a sua área e mantenha as páginas atualizadas.

Para designers, os canais mais usados são: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube. Por meio dessas redes, você também pode elaborar estratégias de marketing digital, mantendo um site com blog incorporado.

Com o blog, produza conteúdo relevante e atual sobre design, levando conhecimento, curiosidades e tirando dúvidas dos seus clientes. Assim, você inicia uma relação de confiança enquanto demonstra que tem domínio sobre o que faz. Publique os links dos artigos nas redes sociais e atraia cada vez mais visitantes para seus canais.

5. Monte uma tabela de preços

A tabela de preços serve mais como referência para você se programar financeiramente, não havendo necessidade de divulgá-la. Use apenas para se organizar melhor e ter um parâmetro de valores a serem cobrados, incluindo o preço por hora trabalhada. Isso ajuda a manter a exata noção de custo-benefício e evita trabalhos que são pouco lucrativos ou que tomam muito tempo.

Divulgar serviços de design é um pouco complexo, mas também muito gratificante. É uma oportunidade para curtir melhor todo o trabalho bacana que você projetou e, ainda, para falar um pouco sobre os assuntos que mais chamam a sua atenção. Portanto, não demore para montar a sua estratégia!

E então, sentiu mais segurança para seguir em frente na carreira de designer? Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de como divulgar serviços de Design. Se gostou do post, aproveite e siga nossas redes sociais: Facebook, Youtube, Twitter e Google+!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This