3 dicas para escolher tipografias ideais

escolher tipografias

Você sempre encontra dificuldade em escolher tipografias para os seus projetos? Está na hora de desvendar isso de uma vez por todas!
A tipografia é essencial para transmitir a mensagem correta do cliente ao leitor, fazer com que ele se identifique e se sinta engajado com o conteúdo. Confira a seguir nossas dicas e garanta a satisfação e fidelização de seus clientes!

1. Saiba diferenciar os tipos de tipografias

Com serifa

fonte com serifa   

A serifa se trata de pequenos alongamentos nas pontas dos caracteres cuja principal função é dar continuidade ao texto, fazendo com que ele fique menos cansativo para os olhos.

Tipografias com serifa, como por exemplo a Times New Roman, são mais indicadas para grandes blocos de texto e livros, preferencialmente em materiais impressos. No caso de materiais digitais, a serifa pode acabar, de certa forma, “manchando” o texto.

Sem serifa

fonte sem serifa

Outra fonte bastante conhecida no meio acadêmico é a Arial, um bom exemplo de fonte sem serifa. Como comentamos no tópico anterior, esse tipo de tipografia é mais limpo e é indicado, portanto, para materiais digitais, títulos, chamadas e afins, como cartazes promocionais e flyers.

Fantasia

fonte fantasia

São tipografias mais decorativas indicadas para chamar atenção, como em títulos, logotipos e informações que precisam de destaque. O diferencial desse tipo de fonte é que a preocupação estética é maior do que a legibilidade. Um exemplo desse tipo é a famosa Comic Sans, que de tanto ser usada indiscriminadamente acabou se tornando motivo de brincadeira entre os designers.

Script ou manuscrita

fonte manuscrita

Nada mais é do que a tipografia que imita a escrita manual utilizando, principalmente, letras cursivas. É possível encontrar das mais elegantes às mais artísticas, e também costumam ser mais utilizadas em títulos e chamadas. Um exemplo bem conhecido é a fonte Monotype Corsiva.

2. Avalie os aspectos estéticos ao escolher a tipografia

fonte ascendente

Ascendentes e descendentes

Tratam-se das linhas que ascendem (ou seja, estão acima) e descendem (estão abaixo) da linha de base da fonte. Consideramos como ascendentes as letras: b,d,f,h,k,l e t. Já as descendentes consideramos as letras g, j, p, q e y. O tamanho dessas linhas pode influenciar desde o corpo do texto até a organização dos algarismos. Os tipos Old Style alinhavam os algarismos a essas linhas de forma variada, mas atualmente existem tipografias que os alinham de formas uniforme a somente uma linha.

A escolha vai de acordo com sua preferência, mas em caso de materiais que requerem muitos algarismos talvez seja mais interessante optar por uma tipografia que não os alinhe nas ascendentes e descendentes.

Eixo

eixo racionalista

A tipografia pode possuir eixo, ou seja, ser um pouco mais fina em alguma parte dos caracteres. Essa parte afinada varia em linha inclinada ou vertical. Para a linha inclinada, damos o nome de eixo humanista, e sua estética lembra a escrita manual. Já para a linha vertical, denominamos eixo racionalista, e possui característica mais neoclássica e romântica. Ambas são mais agradáveis para leitura em grandes blocos de texto. Já tipografias sem eixo e afinamentos são mais utilizadas em títulos ou chamadas.

Caixa alta, baixa e versalete

versalete

Caixa alta é a forma maiúscula da tipografia, e caixa baixa é a forma minúscula. Algumas tipografias não possuem minúsculas: em seu lugar, possuem versaletes (ou small caps), que são as formas maiúsculas em tamanho de minúsculas, mais utilizadas também em títulos e chamadas.

3. Certifique-se do tipo de mensagem a ser transmitida

Cada tipografia possui uma personalidade e, ao realizar pesquisas e encontrar opções, algumas delas podem acabar se tornando uma armadilha quando você está em busca de inovar em seus projetos. Se a fonte não for ideal para o seu projeto, mesmo que inconscientemente os leitores irão ser prejudicados, portanto, extremo cuidado é necessário.

Preste atenção em sinais óbvios: tipografias muito extravagantes e divertidas costumam deixar seu conceito escancarado. Não insista em uma tipografia western, por exemplo, se esse conceito não estiver verdadeiramente conectado com o seu projeto.

Sempre leve em conta o público que vai ler o material que você está produzindo e escolha o que vai ser mais agradável e cativante para ele, afinal, seu objetivo é engajá-lo com o conteúdo. Dê preferência para tipografias versáteis que permitam formatações, e sempre confirme se a tipografia está de fato compondo o restante das informações. 

Agora que você conferiu nossas dicas para escolher tipografias, com certeza sua mente clareou, certo? Mãos à obra! Utilize essas dicas nos seus projetos e compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus colegas também não percam!

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Sheila Neves disse:

    Gostei da dica, espero encontrar mais artigos deste tipo. Obrigada!

    • Gráfica KWG disse:

      Olá Sheila!!! Pode ter certeza que você encontrará sim! Semanalmente postamos dicas, tutoriais e conteúdos informativos que ajudam profissionais gráficos a alcançar o sucesso profissional. Continue nos acompanhando 😉

      Grande abraço,
      Equipe KWG

  2. Thamyres Rios disse:

    Lembro que vi esse conteúdo na faculdade, mas nem lembrava mais, rs. Bom recordar este tipo de aprendizado. Muito bom artigo, parabéns!

    • Gráfica KWG disse:

      Ei Thamires, recordar é sempre bom, ainda mais quando é sobre um conteúdo que utilizamos diariamente, não é mesmo? Continue nos acompanhando que semanalmente postaremos mais conteúdos como este.

      Grande abraço,
      Equipe KWG

  3. Ola amigos…. qual o e-mail dos Senhores para que eu possa ENCAMINHAR A SOLICITAÇÃO DE UM ORÇAMENTO PARA IMPRESSÃO GRÁFICA?
    Agradeço me informar urgentemente.
    Luiz Antonio Dias – Nova Friburgo/RJ. (lad.jornalista@gmail.com

    • Gráfica KWG disse:

      Olá, Luiz! Tudo joia?
      Para nos enviar um orçamento é necessário ter cadastro em nossa loja.
      Para isso, é necessário que a sua empresa seja do segmento gráfico. Sua empresa se encaixa nessa categoria?

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This